São Paulo terá mudanças no trânsito para eleições em 02 de outubro; confira

Com as eleições neste domingo, 02 de outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), anunciou operação especial de trânsito e no transporte público para facilitar o deslocamento dos eleitores. A  Zapay, startup especializada no parcelamento de débitos e na desburocratização dos processos de pagamentos junto aos órgãos de trânsito, traz as principais informações sobre as alterações no trânsito previstas para a cidade de São Paulo.

Todas as alterações relacionadas ao trânsito aqui listadas são exclusivas para a cidade de São Paulo no primeiro turno das eleições, não valendo para outras cidades da região metropolitana ou do estado. Para essa data, a Prefeitura informa que “fica liberado o estacionamento nas vias e logradouros públicos sinalizados com placas proibindo o estacionamento”, como a placa de trânsito R6-a (proibido estacionar). 

De acordo com a CET-SP, a liberação para estacionar em local proibido no dia das eleições 2022 possui algumas exceções. Continua proibido e sujeito a multa o estacionamento nos corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público, nas vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e nas vias de trânsito rápido. Vale lembrar que estacionar o veículo em locais proibidos é considerado uma infração grave, com acréscimo de 5 pontos à CNH e multa no valor de R$ 195,23 – veja aqui todos os valores de multas de trânsito em 2022.

Em relação ao sistema de estacionamento rotativo, a Zona Azul, o funcionamento será de acordo com a sinalização local. Em geral, o estacionamento em vagas da Zona Azul é livre aos domingos na maior parte da cidade, exceto nas chamadas áreas especiais, que incluem os arredores de parques (Ibirapuera e Aclimação), praça (Charles Miller, no estádio do Pacaembu) e na rua da Cantareira (região do Mercado Municipal). 

Para evitar transtornos e multas, a CET-SP orienta que os motoristas respeitem a sinalização, não estacionem em locais sinalizados com cones e/ou cavaletes e não realizem o embarque e desembarque de passageiros em fila dupla ou com o veículo afastado da calçada.

Algumas ruas da cidade de São Paulo também terão reserva de vagas pela CET-SP neste primeiro turno das eleições de 2022. São elas: Rua Genebra, entre as ruas Aguiar de Barros e Maria Paula (lado ímpar); Rua Dr. Falcão Filho (em ambos os lados, na altura do nº 121); Av. Brigadeiro Luís Antônio (faixa exclusiva de ônibus, entre as ruas Jandaia e Aguiar de Barros); Rua Francisca Miquelina, entre as ruas Aguiar de Barros e Santo Amaro (lado ímpar). 

Outras mudanças no trânsito nas eleições 2022

Excepcionalmente no domingo (2/10) de primeiro turno das eleições 2022, o Elevado Presidente João Goulart (conhecido como ‘Minhocão’) será liberado ao tráfego de veículos das 7h00 às 20h00 a fim de melhorar a mobilidade entre as zonas Leste e Oeste da Capital. 

Para garantir a fluidez no deslocamento de eleitores de casa ao local de votação, a frota de ônibus da SPTrans será reforçada no domingo. As linhas irão operar com cerca de dois mil veículos a mais e capacidade equivalente à dos sábados. O monitoramento da CET-SP junto às zonas eleitorais será intensificado no domingo (2), das 7h às 18h.

Interdições de ruas no primeiro turno

Veja abaixo as ruas e avenidas que serão interditadas na cidade de São Paulo para este primeiro turno das eleições 2022, junto aos caminhos alternativos sugeridos pela Companhia de Engenharia de Tráfego:

– Rua Francisca Miquelina, entre as ruas Dona Maria Paula e Aguiar de Barros (Bela Vista), da 00h de sábado (1º/10) às 24h de domingo (2/10). A alternativa será seguir pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Rua Aguiar de Barros. 

– Rua Américo Falcão, entre as ruas Jacaratinga e Estância (Campo Limpo), das 6h de sábado (1º) às 24h de domingo (2). A alternativa para os veículos oriundos da Estrada do Campo Limpo, sentido bairro, será seguir pelas ruas Américo Falcão, Jacaratinga, Estância e Américo Falcão. Os veículos oriundos da Rua Américo Falcão com destino à Estrada do Campo Limpo deverão seguir pelas ruas Estância, Cajanga e Batista Crespo.

– Rua Elísio Ferreira, entre a Rua Dr. Felice Buscaglia e a Avenida Ragueb Chohfi (São Mateus), sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2) das 16h às 24h.A alternativa para os veículos oriundos da Rua Elísio Ferreira será seguir pelas ruas Dr. Felice Buscaglia e Embaixador Ildefonso Falcão.

– Avenida Paula Ferreira, entre as ruas Jesuíno de Brito e Anastácio de Souza Pinto (Freguesia do Ó), sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2), das 16h às 24h. A alternativa para os veículos oriundos da Avenida Paula Ferreira é seguir pela rua da Bica e Avenida Itaberaba.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.