A TV Globo estreia hoje (08) sua primeira novela completamente inédita no horário das nove desde o início da pandemia de Covid-19. Escrita por Lícia Manzo e com direção artística de Maurício Farias, “Um Lugar ao Sol” leva para a televisão uma história focada nas relações humanas e nos conflitos familiares.
No centro da trama estão gêmeos separados quando ainda eram bebês, ambos interpretados pelo ator Cauã Reymond. Renato foi adotado por uma família rica do Rio de Janeiro e teve acesso a muitas oportunidades. Já Christian cresceu em um abrigo, em Goiânia, numa realidade completamente oposta. Após o irmão morrer, ele assume a sua identidade e passa a viver a vida que sempre sonhou ter.
O dilema entre gêmeos é um “gancho” dramatúrgico já abordado em muitas novelas, como “Mulheres de Areia” (1993) e “A Usurpadora” (1998). Lícia Manzo, no entanto, não teme cair no clichê. “Acho que a autoria vem primeiro do que a história, principalmente se você tiver um autor engajado. Para mim, o que está em jogo não é a troca em si, mas a camada psicológica e social que ela me traz. Não persigo uma novidade, mas sim uma história que me mova e faça sentido para mim”, rebate.
Com produção iniciada ainda em 2020, a novela vai ao ar com seus 107 capítulos totalmente gravados. “Todo mundo está surpreso e com expectativa sobre esta obra nova, é nova em todos os sentidos. Primeiro para nós, porque gravamos de forma que nunca havíamos gravado, gravamos com tempo, com uma obra inteiramente construída”, diz Maurício, que revela ter filmado dois finais alternativos.
Cauã conta que, por conta dos adiamentos provocados pela crise sanitária, teve um tempo maior para se preparar para os personagens. “Tive uma coisa a meu favor, que foi o texto muito preciso da Lícia. Ele apontava caminhos muito sólidos para esses dois irmãos. Esse foi o trabalho mais difícil que já fiz em termos de complexidade, mas não tenho do que reclamar”, aponta.
Nas cenas em que os gêmeos se encontram, o ator contou com a ajuda do próprio irmão, que trabalhou como seu dublê. “Acabou sendo muito importante. Eu olhava para um irmão de verdade e tinha muita emoção no olhar”, conta. Pavel Reymond ganhou ainda um papel próprio da novela, que aparecerá como participação especial em alguns capítulos.

“Um Lugar ao Sol” mescla temáticas contemporâneas, como racismo, gordofobia e as problemáticas das mulheres após os 50 anos. Lícia Manzo, que exibiu suas duas tramas anteriores na faixa das 18h, diz que o horário nunca impediu de tocar em temas polêmicos. “Acredito que se você convida o público para uma perspectiva humana sobre qualquer assunto, ele vai se abrir, como numa conversa. Basta você não rotular o outro”, defende.
Alinne Moraes interpreta Bárbara, namorada de Renato. Enganada, ela se casa com Christian sem saber que seu namorado está morto. Ao analisar a personagem, a atriz diz que não consegue vê-la como uma vilã. “Ela é muito complexa. As coisas vão acontecendo na vida dela e ela vai se moldando. Quando você acha que ela está evoluindo, ela tropeça de novo. Mas é ao mesmo tempo frágil, humana e muito delicada”, observa. O elenco da novela ainda traz nomes como Marieta Severo, Danton Mello, Juan Paiva, Andréia Horta, Denise Fraga, Gabriel Leone e Andrea Beltrão.
Confira o elenco e seus personagens em ‘Um Lugar ao Sol’
A narrativa da novela começa a ser desenhada quando a mãe dos gêmeos protagonistas – que serão vividos por Cauã Reymond – morre durante o parto. Os garotos vão parar no orfanato e um deles será ‘comprado’ por uma família rica, deixando o outro para trás. Acontece que depois de dez anos a história dos irmãos se cruza novamente, quando um deles – o que foi comprado – é assassinado. O outro, que tem a vida difícil, decide mudar de vida e assumir o lugar do irmão morto, sem contar para a família. Os desafios da nova vida serão pautados na nova identidade do personagem de Reymond.

Andreia Horta
A atriz mineira será Lara, a mocinha da história. Além de integrar o elenco da novela Um Lugar ao Sol, ela também está em exibição na atual ‘Império’.

Alinne Moraes – Elenco da novela Um Lugar ao Sol
Depois de sucessos como Duas Caras (2007) e Da Cor do Pecado (2004), a atriz viverá a vilã Bárbara em Um Lugar ao Sol. Ela rivalizará com a personagem de Andreia Horta.

José de Abreu
O ator, um dos nomes mais tradicionais da teledramaturgia da Globo, está no elenco da novela Um Lugar ao Sol e atuará como um homem milionário, dono de uma rede de mercados, e que tem três filhas. Uma delas é a vilã personagem de Alinne Moraes.

Andréa Beltrão – Elenco da novela Um Lugar ao Sol
A atriz de 58 anos de idade será a filha mais velha do personagem de José de Abreu. Ela se incomoda com algumas das condutas da irmã, Bárbara. A irmã do meio será vivida por Ana Baird. Alinne Moraes é a irmã mais nova da família.

Otávio Muller
O personagem do ator, um dos nomes tradicionais da Globo, está no mesmo núcleo da vilã. Ele será o marido da personagem de Ana Baird e cunhado de Alinne Moraes.

Daniel Dantas
Assim como Otávio Muller, Daniel Dantas está no elenco da novela Um Lugar ao Sol conectado a família da personagem de Alinne Moraes. Ele será o marido de Andréa Beltrão.

Marieta Severo – Elenco da novela Um Lugar ao Sol
A eterna Dona Nenê, da Grande Família, também está entre os nomes da próxima novela das 9. A atriz será a Vó Noca, da família da mocinha. A personagem é descrita como uma pessoa boa e simples.

Regina Braga
Estrela de Ti Ti Ti, que foi substituída por O Clone nas tardes da Rede Globo, está no elenco da novela Um Lugar ao Sol. A atriz tem 76 anos e será uma terapeuta, mãe da personagem de Denise Fraga.

Marco Ricca
O ator de 58 anos, que fez sucesso ao dar vida a personagens em novelas como Kubanacan (2003) e O Beijo do Vampiro (2002), será Breno, um dos integrantes de uma família confusa. Luiz Serra, Claudia Missura e Mariana Lima também fazem parte do núcleo.
