Vendedor de carros bomba na web ao contar defeitos dos carros seminovos

“Esse aqui é carro top, de procedência. Mas não vai com manual, vai com uma Bíblia: para tu botar na mão de Deus e orar para não estragar.” Com a sinceridade e a zoeira andando de braços dados, Rodrigo (ou Tucano, para os íntimos) apresenta as novidades que chegam à Kafka Multimarcas, loja de veículos seminovos localizadas em Joinvile, Santa Catarina.

Não há muita cerimônia na hora de gravar os vídeos que estão fazendo sucesso nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Na base do improviso, Rodrigo faz a propaganda de “naves” como o Mercedes 2016 “com painelzinho que parece de avião da Tam” até o Chevrolet Classic que está com um pequeno buraco na calha de chuva do vidro do motorista — “quem gosta de fumar um Derbyzinho, tem um acessório para ti: é só colocar o cigarrinho aqui [apontando para a calha com defeito]”.

Quem ajuda Rodrigo na hora das filmagens é Maicon, o proprietário da Kafka Multimarcas. A ideia de divulgar os vídeos com bom humor ganhou força por conta da necessidade de expandir os canais de comunicação. “A pandemia abriu a nossa cabeça para que a gente investisse mais na internet, em vídeos, porque a galera está em home office, ligada no WhatsApp”, afirma.

Para que isso desse certo, não havia melhor vendedor do que Rodrigo, que também é humorista e faz shows de stand-up comedy em sua cidade. “Tem aquelas marcas que o pessoal já fica assustado porque tem fama de estragar, tem fama do motor ser ruim. Muitas vezes o carro está sem problema nenhum, mas brincamos em cima dessa fama”, diz o vendedor.

Descrever as verdades inconvenientes de um carro espanta a freguesia? Que nada: as dicas de Rodrigo estão fazendo tanto sucesso que já há filas de interessados em modelos não tão disputados assim pelos apaixonados por carros.

“A gente soltou um vídeo de uma [Fiat] Doblò que bombou. Vendemos em dois dias: tinha gente ligando do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de olho no carro”, conta Maicon. E ao contrário das piadas das redes sociais, um Fiat Marea Turbo que estava na loja fez tanto sucesso que rendeu uma fila de interessados em busca do modelo.

Com a sinceridade habitual, a equipe da Kafka Multimarcas dá dicas para quem está de olho em um veículo seminovo no mercado. “Tem gente que acha que a proteção é só divina, não precisa ter cuidado com o carro. A gente passa para os clientes que o importante é a manutenção: o cliente pode pegar um carro em ótimo estado, mas não adianta sem o cuidado”, explica Rodrigo.

E como bom vendedor, não se esquece de fazer a propaganda da loja: “lembrando que a gente não vende apenas carro escangalhado, pode vir comprar que é tudo 100%”.

Eles não são os únicos

A fórmula adotada pelos vendedores de Santa Catarina vem ganhando outros adeptos em lojas de véículos de diferentes regiões do Brasil. Outro vídeo que é sucesso nos grupos de WhatsApp foi gravado por uma loja que fica na cidade de Manaus, no Amazonas, e promove um Jeep Renegade de um jeito, digamos, inusitado:

Da cidade de Araranguá, em Santa Catarina, os vendedores da loja AutoFácil Veículos criaram um canal no YouTube para promover as melhores ofertas. Mas com muita sinceridade, é claro: ao mostrar todos os problemas mecânicos de um Jeep Grand Cherokee, o apresentador risca o preço original do veículo que está na tabela Fipe e afirma que irá vender a unidade por um terço de seu preço, “para vir buscar e tirar da nossa frente essa tragédia aqui”.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.