
A segunda edição do festival The Town, que acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro de 2025, no Autódromo de Interlagos, promete uma experiência musical inclusiva e acessível para todos os públicos. A organização do festival anunciou uma Central de Acessibilidade, plataformas elevadas, sala sensorial, Libras, audiodescrição, brinquedos adaptados, agendamentos prioritários, entre outras ações para garantir o conforto e segurança do público PCD.
A Cidade da Música contará com uma equipe treinada para lidar com crises, como ansiedade e pânico, além de outras necessidades do público.
Para garantir uma experiência ainda mais fluida, o público PCD pode realizar um pré-cadastro online no site oficial, facilitando o acesso aos serviços durante o evento. A entrada PCD dá direito a meia-entrada com acompanhante e pulseira específica para acessar áreas exclusivas. Haverá ainda estrutura de apoio a cães-guia, balcões rebaixados nos restaurantes e equipe treinada para suporte em todo o espaço.
“O compromisso vai além da estrutura física. Queremos ser um festival referência em inclusão, com escuta e respeito”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World, organizadora do The Town, Rock in Rio e Lollapalooza.
Festival para todos
Neste ano, as plataformas elevadas de visibilidade foram ampliadas para garantir a visão dos cinco palcos. Outra novidade é o novo local das duas ilhas de banheiros acessíveis, próximos a Central de Acessibilidade e à plataforma de visibilidade do Skyline.
As alterações na estrutura do festival são voltadas para o atendimento de pessoas com deficiência física, auditiva e visual, pessoas obesas, com síndromes variadas, com comorbidades, mobilidade reduzida, neurodivergentes, gestantes, pessoas idosas e lactantes. O plano de acessibilidade está disponível no site e aplicativo do festival.
Os brinquedos do festival também serão inclusivos. Segundo a organização, eles terão cadeiras adaptadas na roda-gigante e tirolesa. Pessoas com deficiência poderão agendar na Central de Acessibilidade, de forma prioritária, o uso dos brinquedos.
Também haverá pontos de apoio com água, alimentação e áreas específicas para os visitantes que utilizam cães-guia. Além disso, os restaurantes terão balcões de atendimento rebaixados, com sinalização de fila prioritária.
Cadastro PCD
Para utilizar os serviços de acessibilidade do The Town 2025 é necessário realizar o pré-cadastro online, no site do festival. É preciso enviar documentação comprobatória. O processo é opcional , mas recomendado para agilizar o atendimento no festival.
A pulseira de identificação será retirada na Central de Acessibilidade, que também oferecerá: empréstimo de Kit Livre (equipamento motorizado acoplado à cadeira de rodas); empréstimo de cadeiras de rodas manuais (sujeito à disponibilidade); oficina de cadeiras de rodas para ajustes e pequenos reparos; empréstimo de kits sensoriais com abafadores, óculos escuros, objetos sensoriais e cartilha de comunicação alternativa; e distribuição de cordões de girassol, que identificam condições invisíveis como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).