
A Meta, empresa controladora do WhatsApp, Instagram, Facebook e Threads, acaba de lançar a campanha “Agiliza aí com Meta AI”, idealizada pela Droga5, que convida os brasileiros a explorarem as inúmeras possibilidades que o assistente virtual oferece para facilitar a rotina. Disponível gratuitamente nos aplicativos da empresa desde o fim do ano passado, a Meta AI já soma mais de 700 milhões de usuários por mês em todo o mundo e tem ganhado espaço na rotina dos brasileiros. E para representar esse olhar de conexão com o Brasil, a campanha traz o multipremiado cantor e compositor, indicado ao Grammy, Shawn Mendes, que recentemente se apresentou no país, como protagonista do principal filme da ação.
No filme, – produzido pela Iconoclast e Evil Twin – que estreia na TV no dia 23/4 nos intervalos do Jornal Nacional e da novela das 21h, Shawn Mendes aparece momentos antes do show que realizou no Lollapalooza Brasil, ainda nos bastidores, interagindo com a Meta AI em busca de formas de se conectar ainda mais com o público brasileiro. Ao perguntar “Meta AI, como posso expressar meu amor pelo Brasil?”, ele recebe sugestões que vão desde falar expressões em português até mergulhar na cultura musical local. Inspirado, o artista assiste a Reels de músicos brasileiros, ensaia com seu violão e traduz esse sentimento no palco. Vemos então cenas do show que de fato aconteceu, com a participação dos músicos brasileiros Joabe Reis, Silvanny Rodriguez “Sivuca”, Riccardo Braga e Mamah Soares.
“Estamos muito entusiasmados em contar com um astro internacional como Shawn Mendes em nossa campanha, ajudando a destacar o potencial da Meta AI na construção do futuro das conexões humanas. Com criatividade e naturalidade, ele demonstra como nosso assistente de inteligência artificial pode transformar interações em experiências autênticas e significativas e estabelece uma conexão verdadeira com o público brasileiro”, afirma a diretora de marketing da Meta para América Latina, Beatriz Bottesi.
“Foi um processo bastante colaborativo com o artista para refletir a intimidade do momento no camarim e a emoção durante o show ao se conectar com o público brasileiro de forma legítima. No final, não colocamos o Shawn Mendes pra explicar a tecnologia, usamos a tecnologia para potencializar a relação entre Shawn Mendes e o público brasileiro”, revela Rafael Ziggy, Chief Creative Officer da Droga5, agência criativa da campanha.
As demais ações da campanha apresentam filmes que retratam situações reais da vida cotidiana, com sugestões de uso da Meta AI que se conectam à linguagem, criatividade e comportamento dos brasileiros. Veremos uma amiga usando a Meta AI para incentivar a outra na preparação para o vestibular, um casal celebrando sua relação de forma criativa, e pais criando momentos lúdicos para seus filhos. Os vídeos mostram como o assistente de IA pode ajudar a resolver tarefas, estimular a criatividade e transformar momentos comuns em experiências mais divertidas. A campanha conta ainda com peças em social que vão dar dicas sobre como a Meta AI pode ser uma parceira para agilizar diversas situações, como planejamento de viagens, preparação de receitas e mais, além de uma estratégia de comunidades que visa amplificar o conteúdo de forma orgânica. E no OOH, ativações contextualizadas em São Paulo e Brasília vão alternar sugestões de uso da Meta AI nos momentos de ida ao trabalho e de volta para casa.
“Os brasileiros são agilizados por natureza, usando a criatividade sempre a seu favor no dia a dia. É nesse contexto que estamos convidando o Brasil a ‘agilizar’ a vida com Meta AI. Nosso assistente de IA está na mão das pessoas, dentro dos nossos aplicativos e é gratuito. Isso reforça a acessibilidade e amplia as possibilidades de tudo o que pode ser feito, desde realizar tarefas, obter respostas e criar conteúdo”, conclui Bottesi.
Como um teaser para a campanha, a Meta marcou presença no Lollapalooza Brasil 2025 com uma ativação imersiva de Meta AI: uma esfera de LED com 4 metros de diâmetro exibiu uma sequência de sugestões criativas, incentivando os visitantes a interagir com o assistente de IA e descobrir como tornar a vida mais prática, criativa e ágil.
FICHA TÉCNICA
Droga5
Agência Criativa: Droga5
Fundador e CEO/CCO: Felipe Simi
Co-CEO: Brisa Vicente
CCO: Rafael Ziggy
Chief Design Officer (CDO): Diego Limberti
Head of Design: Marina Cota
Diretor Executivo de Criação (ECD): Renata Leão
Creative Leader: Lucas Antunes
Direção de Arte: Carlos Yanke, Kaue Barbosa
Redator: Michelle Gorodski, Tiago Daltro
COO: Felipe Belinky
CBO: Renata Cintra
Head de Atendimento: Daniel Mason
Account Leader: Juliana Hendges
Atendimento: Renato Miguez, Marina Domingues, Katharina Marinho
CPO: Larissa Kubo
Head de Produção: Stella Gafo
Líder de Projetos: Thais Bonizzi
Producer: Amanda Lavenère
CSO: Ana Cortat
Head de Estratégia e Dados: Mariana Cordeiro
Group Strategy Director: Renato Migrone, Joaquim Trajano
Estratégia: Diogo Uchoa, Wallan Firmo
Group Data Director: Matheus Facci
Coordenadora de Dados: Lidia Bussiman
Head de Broadcasting: Fabiane Abel
Broadcast Manager: Luisa Marcomini
Broadcasters: Bianca Camara e Lays Cruzatto
Comunidades&Fandoms:
Broadcaster Manager: Priscilla Sampaio
Dark Social Especialists: Lui Mello e Diogo Machado