Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens. Apesar do tema ser bastante debatido no mês de setembro ainda há muitos tabus que o cercam.
Pensando nisso, a pré-candidata a vereadora por Maceió, Olívia Tenório, convidou o médico psiquiatra dr. Paulo Aragão, especialista no atendimento infanto-juvenil para uma Live, através do seu perfil no Instagram, para falar sobre o assunto. O encontro virtual aconteceu na noite desta quarta-feira (9), véspera do Dia Mundial de Combate ao Suicídio.
De acordo com Olívia, o assunto é preocupante e deve ser debatido com responsabilidade. “Fiz questão de convidar um profissional da área para que a gente possa compartilhar informações sobre o assunto. Não podemos
silenciar sobre essas dores e perdas ”, disse ela.
Depressão
Provocada por vários motivos distintos e ainda estudados, a depressão pode ser um dos principais motivos que levam pessoas a provocar o suicídio. Por tratar-se de uma doença silenciosa, ela se apresenta de diferentes formas em cada indivíduo. E muitas pessoas não aparentam estar com algum problema psicológico.
Ainda segundo a OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano, sendo essa a segunda principal causa morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil os números também são assustadores. De acordo com o Ministério da Saúde, em média a cada 46 minutos uma pessoa no Brasil comente suicídio.
“Ninguém faz ideia do que está escondido atrás de um sorriso. Então é muito importante ficar atento a sinais como isolamento exagerado, diminuição do diálogo com amigos e parentes, baixo autoestima, descuido com a aparência, e alterações emocionais, por exemplo”, alertou o dr. Paulo.
Olívia aproveitou o encontro para falar sobre a importância do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende de forma gratuita pessoas que precisam de alguma ajuda psicológica.
“A maioria das pessoas que sofrem de depressão infelizmente não tem facilidade de desabafar com os parentes e os amigos, então o trabalho do CVV é fundamental nessa hora, pois são voluntários capacitados e que estão disponíveis para conversar 24 horas por dia”, continuou o médico.
Prevenção
Com a chegada do mês de Setembro, dedicado a prevenção
do suicídio, especialistas buscam mobilizar a sociedade para cuidados com a saúde mental. Pois, segundo estimativas, 9 entre dez casos poderiam ser evitados.
“ Por isso o assunto não pode ser relativizado. Ao contrário, nas escolas públicas a presença de um psicólogo precisa ser política pública”, disse Olívia.