1- Enroladinho de Presunto e Queijo

Ingredientes:
Massa:
2 copos de requeijão de leite morno
60 g de fermento biológico seco
1 kg de Farinha de Trigo
1 xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de sal
Recheio:
250 g de presunto magro picadinho
250 g de mussarela ralada
Ovo batido para pincelar
Modo de preparo:
– Em uma tigela, coloque o leite morno e adicione o fermento; não pode estar quente, para não matar o fermento. Dissolva-o completamente.
– Em outra tigela, coloque metade da farinha de trigo, adicione a mistura do leite, o óleo e o sal. Misture bem.
– Aos poucos, vá acrescentando o restante da farinha, mexendo e sovando até obter uma massa que desgruda das mãos.
– Faça uma bola, retorne a massa para a tigela, cubra com um pano seco e espere a massa dobrar de volume.
– Abra a massa em uma bancada enfarinhada, coloque o recheio do meio para a ponta e enrole, formando um rocambole pequeno.
– Corte do tamanho desejado e coloque-o em uma assadeira untada e enfarinhada.
– Pincele o ovo batido levemente na parte de cima dos enroladinhos.
– Asse a 180 ºC até ficarem dourados.
Dica: se quiser congelar, após a massa crescer, faça uma bola e enrole-a em plástico filme e leve-a ao congelador.
Tempo de Preparo: 1h30min
Rendimento: aproximadamente 60 unidades
2- Pudim de Leite com Paçoca de Amendoim

Ingredientes:
1 colher (sopa) de margarina
5 ovos
Açúcar para a calda (suficiente para cobrir a forma)
1 dedinho de água para jogar na calda
½ xícara (chá) de amendoim torrado (sem pele e sem sal)
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Paçoca:
– Bata em um liquidificador o amendoim, o açúcar e o sal até a gordura do próprio amendoim começar a dar liga e pronto.
Pudim:
– Bata os 5 ovos com o leite condensado e uma colher de margarina em um liquidificador.
– Após o processo de bater os ingredientes, na forma do pudim acrescente a quantidade de açúcar desejada para a calda.
– Derreta-o na própria forma de pudim em fogo baixo, até não restarem mais grãos de açúcar, e que esteja definitivamente uma calda.
– Sempre mexa bem rápido a calda para não ter pontos queimados. Jogue um pouquinho da água e, quando estiver na consistência de calda e com aparência de caramelo, desligue o fogo.
– Espere 1 minuto e jogue os ingredientes batidos no liquidificador por cima da calda.
– Asse por 40 minutos em banho-maria no forno a 260 ºC, mas sempre fique de olho e, caso precise, deixe-o mais tempo.
– Deixe esfriar fora do forno, coloque a paçoca sobre a calda e bom apetite!
Atenção: O pudim depende muito da potência do forno e do fogo. Você pode alterar a temperatura, se caso quiser assá-lo logo, ou, quando estiver mais ou menos pronto, diminuir a temperatura.
3- Batata cremosa e gratinado de creme de ricota

Ingredientes:
6 unidades de batata inglesa média
2 unidades de cebola
1 xícara de leite
1 embalagem de Creme de Ricota
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
½ xícara de Queijo Parmesão ralado
Modo de Preparo
– Preaqueça o forno 180ºC por 15 minutos.
– Corte as batatas com casca em rodelas. Descasque as cebolas e corte-as em fatias.
– Em uma panela, cozinhe as batatas com leite e cubra o restante com água. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos aproximadamente.
– Para refogar a cebola, basta uma pitada de sal na frigideira e mexer até que ela fique transparente. Feito isso, reserve.
– Depois de pronta escorra as batatas e em uma travessa refratária intercale as camadas de batata e cebola.
– As batas ficando prontas, monte em uma travessa refratária camadas intercaladas de batata e cebola.
– Em uma tigela, misture o Creme de Ricota com a mostarda, azeite e os temperos.
– Cubra as batatas e a cebola com a mistura a base do Creme de Ricota e polvilhe o Queijo Parmesão por cima. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida!
Tempo de preparo: 1h10
Rendimento: 4 porções
4- Espaguete com Frango aos 4 queijos

Ingredientes:
1 embalagem de espaguete
1 kg de peito de frango
5 dentes de alho
600 g de creme de leite
300 ml de leite
70 g de queijo parmesão ralado
70 g de queijo provolone ralado
120 g de requeijão
70 g de queijo gorgonzola picado
Folhas de manjericão a gosto
Tomate cereja a gosto
Coentro a gosto
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Passo 1: Cozinhe o peito de frango, temperado com sal e pimenta, em água o suficiente para cobrir. Junte com os dentes de alho picados grosseiramente e o coentro. Depois de cozido, retire da água e corte o frango em cubos. Reserve.
Passo 2: Enquanto a massa cozinha, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até os queijos derretam. Acrescente os cubos de frango ao molho, decore com folhas de manjericão e tomate cereja a gosto.
5- Pão de milho

Ingredientes:
3 e 1/3 xícaras de Farinha de Trigo
3/4 de xícara de fubá
13g de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
1/3 de xícara de água morna
100ml de leite morno
1 ovo
1 colher de chá de sal
2 e 1/2 colheres de sopa de margarina
Modo de Preparo:
– Em um pote, misture o fermento, o açúcar e a água morna. Deixe essa mistura descansando por 10 minutos.
– Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo e o fubá peneirados. Misture o sal.
– Faça um buraco no meio da mistura seca e acrescente os líquidos: primeiro a esponja; misture. Depois, o leite e o ovo; misture bem.
– Quando a massa começar a ficar mais uniforme, coloque-a na bancada enfarinhada e sove-a por 10 minutos, aproximadamente. Se achar que a massa está muito mole, adicione mais um pouco de farinha de trigo.
– Adicione a margarina e sove por mais alguns minutos.
– Faça uma bola com a massa e deixe-a descansando na tigela enfarinhada até dobrar de tamanho.
– Amasse-a novamente, forme outra bola e deixe-a descansar novamente.
– Coloque a massa em uma assadeira polvilhada de fubá, faça os cortes que desejar na parte de cima do pão, polvilhe mais fubá.
– Leve-o ao forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 40 minutos.
Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 25 pãezinhos