Regina Duarte causa polêmica ao questionar existência do Dia da Consciência Negra: ‘Quando teremos o dia da Consciência Branca?’

A atriz e ex-ministra da Cultura Regina Duarte causou polêmica no último domingo (21) ao publicar em sua conta no Instagram um vídeo em que o ator afro-estadunidense Morgan Freeman critica a existência do Dia da Consciência Negra, que no Brasil é celebrado em 20 de novembro. Na gravação de 2005, Freeman afirma que para acabar com o racismo “é necessário parar de falar sobre o assunto”.

Na legenda, a atriz de 74 anos escreveu: “Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nos olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade de sermos … HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”. O post ultrapassa as 100 mil curtidas e está com os comentários desativados.

Vale ressaltar que Morgan Freeman já afirmou publicamente que mudou de opinião e atualmente publica conteúdo sobre racismo em sua conta no Instagram. Ele aderiu inclusive ao movimento Black Lives Matter, que ganhou proporções mundias no ano passado após o assassinato de George Floyd.

https://www.instagram.com/reel/CWir1GkInQi/?utm_source=ig_web_copy_link

Um dia antes, ela criticou o isolamento social feito durante os momentos mais críticos da pandemia para evitar o contágio pelo coronavírus. Fazia tempo que ela não se manifestava sobre sua posição contrária à defendida por médicos e cientistas. O texto de Regina acompanha uma postagem que ironiza a realização do carnaval. Segundo a atriz, o protocolo, muito criticado pelo governo federal, privou as pessoas da “maior arma de defesa da nossa imunidade, ou seja, o SOL , a nossa vitamina D gratuita … complexo, né ? E a Economia, agora, quem assume…?”. Em seu texto, Regina falou ainda “isso sem falar nos teatros, cinemas, parques, botecos, sextadas… Isolados naquele “fique em casa” maligno”.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.