Rebeca Andrade apresenta “Reflorescer”, nova linha de embalagens colecionáveis de Qualy

Qualy, marca de margarinas líder no Brasil, apresenta “Reflorescer”, sua nova linha de embalagens colecionáveis. Inspirada no compromisso da marca com o meio ambiente e no hábito dos consumidores reutilizarem os potes de margarina, a coleção inclui quatro embalagens 100% recicláveis de Qualy Cremosa com Sal com estampas exclusivas que trazem referências à natureza. Rebeca Andrade, embaixadora de sustentabilidade da marca, protagoniza a campanha de lançamento da novidade, que envolve uma série de conteúdos para redes sociais que demonstram maneiras criativas de reutilizar os potes no dia a dia.

Os designs das quatro novas embalagens colecionáveis apresentam ilustrações repletas de elementos da natureza, como flores, plantas, pássaros, borboletas e joaninhas. “Elas se diferenciam dos potes tradicionais das margarinas da marca devido ao seu visual lúdico e cativante, tornando-as mais atrativas para o reuso, seja para organizar objetos pessoais, armazenar refeições ou de forma decorativa. Queremos justamente estimular o público a colecioná-las com o intuito de reutilizá-las ainda mais, evitando o descarte desses recipientes que muitas vezes é feito de maneira incorreta”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva de marketing de spreads da BRF.

A ação faz parte de uma nova fase da Campanha de 4R’s – Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas – da marca, idealizada pela Africa Creative. Além de convidar as pessoas a refletirem sobre o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, a campanha mostra como é possível promover grandes mudanças a partir de pequenas atitudes, como a reciclagem e reutilização dos potes de margarinas.

Nesta nova etapa, a coleção “Reflorescer” entra como o quinto “R”, reforçando o pilar de sustentabilidade de Qualy e a versatilidade de suas embalagens. Em conteúdos para o Instagram e Tik Tok, Rebeca ensina o público reutilizar os potes colecionáveis de formas criativas, transformando-os em itens de decoração, como vasos de plantas e em porta-retrato.  

“Escolhemos o tema ‘Reflorescer’ porque ele conecta perfeitamente o produto da linha de potes colecionáveis ao nosso posicionamento de marca, que possui um propósito muito relevante por trás: unir esforços para a construção de um futuro mais sustentável por meio da conscientização de nossos consumidores, mostrando que é possível gerar impacto positivo de forma coletiva a partir de práticas de cuidado com o meio ambiente que podem fazer parte da rotina de cada um”, complementa Aline.

“Além de reciclar 100% do equivalente de plástico de todas as embalagens, outras iniciativas de comunicação apoiam a construção da marca. ‘Reflorescer’ nasce do compromisso da Qualy com a circularidade – mas também com a cultura brasileira de reaproveitar, reinventar, ressignificar. Estudos apontam que 50% da população declara reutilizar embalagens”, afirma Renato Broggin, co-COO da Africa Creative.

Histórico de sustentabilidade

Atualmente, Qualy recicla o equivalente a 100% dos potes de margarina vendidos graças à sua parceria com a eureciclo, iniciada em 2021. No total, são mais de 27,7 mil toneladas de plástico recicladas – o equivalente a 1,37 bilhão de embalagens da marca – evitando a emissão de 48,6 mil toneladas de gases de efeito estufa. Cerca de 124 cooperativas e operadores de reciclagem e 3.690 famílias de 21 estados brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa. São mais de 11 mil pessoas impactadas positivamente com geração de renda e emprego.