
Qualy, marca de margarinas líder no Brasil, apresenta “Reflorescer”, sua nova linha de embalagens colecionáveis. Inspirada no compromisso da marca com o meio ambiente e no hábito dos consumidores reutilizarem os potes de margarina, a coleção inclui quatro embalagens 100% recicláveis de Qualy Cremosa com Sal com estampas exclusivas que trazem referências à natureza. Rebeca Andrade, embaixadora de sustentabilidade da marca, protagoniza a campanha de lançamento da novidade, que envolve uma série de conteúdos para redes sociais que demonstram maneiras criativas de reutilizar os potes no dia a dia.
Os designs das quatro novas embalagens colecionáveis apresentam ilustrações repletas de elementos da natureza, como flores, plantas, pássaros, borboletas e joaninhas. “Elas se diferenciam dos potes tradicionais das margarinas da marca devido ao seu visual lúdico e cativante, tornando-as mais atrativas para o reuso, seja para organizar objetos pessoais, armazenar refeições ou de forma decorativa. Queremos justamente estimular o público a colecioná-las com o intuito de reutilizá-las ainda mais, evitando o descarte desses recipientes que muitas vezes é feito de maneira incorreta”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva de marketing de spreads da BRF.

A ação faz parte de uma nova fase da Campanha de 4R’s – Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas – da marca, idealizada pela Africa Creative. Além de convidar as pessoas a refletirem sobre o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, a campanha mostra como é possível promover grandes mudanças a partir de pequenas atitudes, como a reciclagem e reutilização dos potes de margarinas.
Nesta nova etapa, a coleção “Reflorescer” entra como o quinto “R”, reforçando o pilar de sustentabilidade de Qualy e a versatilidade de suas embalagens. Em conteúdos para o Instagram e Tik Tok, Rebeca ensina o público reutilizar os potes colecionáveis de formas criativas, transformando-os em itens de decoração, como vasos de plantas e em porta-retrato.
“Escolhemos o tema ‘Reflorescer’ porque ele conecta perfeitamente o produto da linha de potes colecionáveis ao nosso posicionamento de marca, que possui um propósito muito relevante por trás: unir esforços para a construção de um futuro mais sustentável por meio da conscientização de nossos consumidores, mostrando que é possível gerar impacto positivo de forma coletiva a partir de práticas de cuidado com o meio ambiente que podem fazer parte da rotina de cada um”, complementa Aline.
“Além de reciclar 100% do equivalente de plástico de todas as embalagens, outras iniciativas de comunicação apoiam a construção da marca. ‘Reflorescer’ nasce do compromisso da Qualy com a circularidade – mas também com a cultura brasileira de reaproveitar, reinventar, ressignificar. Estudos apontam que 50% da população declara reutilizar embalagens”, afirma Renato Broggin, co-COO da Africa Creative.
Histórico de sustentabilidade
Atualmente, Qualy recicla o equivalente a 100% dos potes de margarina vendidos graças à sua parceria com a eureciclo, iniciada em 2021. No total, são mais de 27,7 mil toneladas de plástico recicladas – o equivalente a 1,37 bilhão de embalagens da marca – evitando a emissão de 48,6 mil toneladas de gases de efeito estufa. Cerca de 124 cooperativas e operadores de reciclagem e 3.690 famílias de 21 estados brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa. São mais de 11 mil pessoas impactadas positivamente com geração de renda e emprego.