Search
Close this search box.
Search

O Brasil não foi descoberto, foi invadido: 5 curiosidades sobre o dia

Nesta quarta-feira (22), é “comemorado” o Dia do Descobrimento do Brasil, contudo, você já parou para refletir se nesta data de fato tem algo para se comemorar?

Até os dias de hoje os professores de história ensinam nas escolas que no dia 22 de Abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou em terras brasileiras e descobriu o país, contudo há quem não concorde com essa ideia, afinal de contas, por aqui já existiam moradores.

descobrimento do brasil

A utilização do termo descobrimento, na verdade, está ligada ao etnocentrismo dos portugueses e dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo. Os portugueses, por exemplo, desconsideraram que os indígenas já conheciam o território. Eles foram os primeiros europeus a conhecerem a localidade. O descobrimento refere-se, então, aos povos da Europa, e não aos povos que já habitavam o continente americano.

Pensando desta maneira, chega-se então a conclusão que na verdade o país não foi descoberto, mas sim invadido e conquistado pelos portugueses na data referida.

Conheça agora 5 curiosidades sobre o Descobrimento do Brasil:

1. Cabral não foi o primeiro “branco” a pisar em terras brasileiras

Em 1498, dom Manuel 1º, rei de Portugal, incumbiu o navegador Duarte Pacheco Pereira de uma expedição a oeste do Atlântico Sul. Suas caravelas atingiram o litoral brasileiro e chegaram a explorá-lo, à altura dos atuais estados do Amazonas e do Maranhão. A notícia foi mantida em segredo pelo governo português, devido à concorrência espanhola na conquista da América do Sul.

2. Os índios brasileiros perderam sua essência forçadamente

O contato com os portugueses fizeram com que os índios conhecessem uma nova cultura e, em sua grande maioria, foram forçados a novos costumes, nova religião e logo a inferência de Portugal fez os índios aos poucos trocarem a cultura indígena pelos costumes do homem colonial.

descobrimento do brasil

3. Dança ao invés de ataque

Os portugueses não estavam planejando descobrir o Brasil quando acabaram parando por aqui. O objetivo era conquistar a Índia, mas vieram ao Brasil e aproveitaram para conquistar o território.

4. O nome Brasil

O nome “Brasil” não se atribui somente à árvore pau-brasil. Em entrevista ao portal EBC, o jornalista e escritor Eduardo Bueno conta o motivo.

A palavra ‘brasil’ é repleta de significados – e muito mais antiga que o nome da árvore. De fato, uma das tantas ilhas mitológicas espalhadas pelo Mar Tenebroso se chamava Hy Brazil. Era um território lendário, associado à trajetória de São Brandão, místico irlandês que, no ano 565 da era cristã, tinha partido para o oceano em busca de uma terra sem males. Depois de terrível peregrinação náutica, o religioso enfim chegou a uma ilha ‘movediça, ressoante de sinos sobre o velho mar’. Batizou-a de Hy Brazil, a Terra da Bem-Aventurança. Brazil provém da palavra celta bress, origem do inglês bless – que quer dizer abençoar.

5. A descoberta foi mesmo em 1500?

Há historiadores que garantem que o descobrimento do Brasil, na verdade, foi em 1498. Duarte Pachec Pereira, nomeado Cavaleiro da Casa Real, teria descoberto o território anteriormente, em viagem secreta. Ele participou da negociação do Tratado de Tordesilhas, firmado entre Portugal e Espanha no ano de 1494.

descobrimento do brasil

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.