Natura é a marca de cosméticos mais forte do mundo pelo quarto ano consecutivo

Ana Costa

Pelo quarto ano consecutivo, a Natura foi reconhecida como a marca de cosméticos mais forte do mundo, conforme o relatório Brand Finance Brasil 2024. Realizada atualmente pela consultoria Brand Finance, essa pesquisa avalia a força e o valor de mais de 5 mil marcas globais. A Natura mantém também sua posição como a marca mais forte do Brasil, abrangendo todos os setores.

A Natura alcançou uma classificação de força de marca AAA, o nível máximo possível pelo Índice de Força de Marca (BSI na sigla em inglês), que analisa de forma estruturada e quantitativa os dados da “Cadeia de Valor da Marca” em três pilares: insumos, patrimônio e desempenho de marca, em uma escala que varia de D a AAA. Esse índice também considera fatores como investimento em marketing, familiaridade com o cliente, satisfação da equipe e reputação corporativa.

“A manutenção no topo das marcas de cosméticos mais fortes do mundo e como a mais forte do Brasil não é apenas uma honra, mas também uma grande responsabilidade”, destaca Ana Costa, Vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico, Comunicação e Reputação de Natura &Co América Latina. Para Costa, é essencial que a empresa esteja constantemente atenta aos vetores que geram valor agregado para a sociedade, expandindo a noção de valor para além das métricas financeiras tradicionais. “Nossas ações são exemplos vivos dessa abordagem, incluindo a preservação de mais de dois milhões de hectares de floresta amazônica através de nosso modelo de negócio sustentável; a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais; o empoderamento de nossas consultoras mais engajadas, além do incentivo à educação, saúde e à proteção das mulheres contra a violência”, afirma.

A metodologia de pesquisa de equidade de marca do Brand Finance envolve uma variedade de fontes de dados, além de pesquisas de mercado, como comentários em mídias sociais, feedback direto dos clientes, dados transacionais, feedback de equipes de vendas, entre outros. A avaliação de marcas também incluém métricas de investimento e métricas de desempenho. Além disso, pesquisam uma variedade de partes interessadas, incluindo clientes, intermediários, funcionários, reguladores, mídia e influenciadores.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.