Diversos clientes das principais operadoras de telefonia móvel se deparam com esse tipo de erro e muitas vezes ficam sem saber o que fazer. Primeiramente é preciso entender do que se trata esse falha para então resolve-la.
De acordo com relatos de clientes Vivo, no Fórum da própria operadora, esse tipo de situação costuma ocorrer quando há uma possível falha de conexão entre o aparelho e a torre de telefonia móvel.
Assim como os modens que utilizam a rede 4G/3G, os smartphones registram na rede por meio de uma identificação e nesse processo é checado, por exemplo, se o Imei do aparelho tem algum tipo de bloqueio ou impedimento.
A mensagem não registrado na rede significa então que o aparelho não conseguiu conectar-se a torre da prestadora de serviço. Em outras palavras, será preciso tentar registrar o dispositivo a torre para resolver o problema.
Como resolver o erro “Não registrado na rede”?
A principio, o primeiro passo para tentar corrigir essa falha é forçar o aparelho a registrar na rede de forma manual. Em smartphones Android, normalmente é preciso seguir os seguintes passos:
De acordo com o Vivo Guru, para registrar o aparelho manualmente é preciso seguir os seguintes passos:
Configurações> Rede e Internet> Redes Móveis> Desligue o Selecionar Manualmente.
Veja também: Como resolver o Erro 28 ao enviar SMS

De antemão vale a pena lembrar que o procedimento acima pode não ser o suficiente para solucionar o erro. É que em alguns casos a falha pode está no próprio Sim Card ou e-SIM, sendo necessário realizar a troca numa loja mais próxima.
Para tirar essa dúvida, especialistas orientam o usuário testar o chip em outro aparelho e caso a dificuldade persista é necessário realizar a troca do sim.
Outra situação que também pode ocasionar a falha não registrado na rede é falha temporária na região em que você se encontra. Por isso é aconselhado verificar se outros telefones da mesma operadora estão funcionando corretamente.
Ainda tem dúvidas? Deixe o comentário que tentaremos ajudar.