Museu de Energia São Paulo promove atividades lúdicas e experimentações no mês de maio

O Museu de Energia São Paulo (MESP), em São Paulo, promove uma série de atividades lúdicas e experimentações no mês de maio para despertar a curiosidade das crianças e famílias sobre as temáticas da natureza e produção de energia. No mês de maio são celebrados a Semana Nacional de Museus, entre os dias 17 e 21, e o Dia Internacional dos Museus, no dia 18. A programação do MESP, gratuita e aberta à participação dos interessados, tem início neste sábado (7) e prossegue até o dia 28. 

Segundo os administradores do Museu de Energia, as atividades buscam movimentar os espaços, atrair novos visitantes e trazer de volta o público que já conhece o MESP. Algumas ações foram realizadas anteriormente e serão desenvolvidas pela equipe educativa do Museu. 

A programação começa neste sábado, às 10h30, com a oficina Bolha de Sabão. No dia 14, às 10h30, será realizada atividade Experimentoteca. No dia 21, dentro da Semana Nacional de Museus, às 14h, acontece a apresentação musical ‘Na Varanda’, com o grupo Pagode na Lata. As atividades de maio serão encerradas no dia 28, também às 10h30, com a visita temática Energias do Futuro. 

Bolha de Sabão 

A oficina Bolha de Sabão recria uma das mais tradicionais brincadeiras infantis. Os participantes vão receber materiais para produzir bolhas de sabão gigantes, com a ajuda de educadores. A atividade será realizada na área externa do Museu de Energia, em um anexo coberto, para desenvolver nos pequenos e famílias a importância da temática da água para o ambiente e a sociedade, com diversão e aprendizado. O evento tem capacidade para até 15 pessoas e não é necessário se inscrever. 

Experimentoteca 

A Experimentoteca incentiva a curiosidade através de experimentos instigantes de física para mostrar a pluralidade da ciência e como pequenas descobertas têm muitos campos de atuação. Educadores vão orientar e acompanhar todas as atividades, no anexo coberto na área externa do Museu de Energia. 

Com experiências como bússola caseira, pilha com batatas, lançamento de foguetes, entre outros, os participantes vão se transformar em cientistas e explorar o conhecimento. Todo o material será fornecido pelo Museu. O evento abriga até 15 pessoas, sem necessidade de inscrição.  

Na Varanda

A apresentação musical Na Varanda, com o grupo Pagode Na Lata, acontece na varanda térrea do Museu da Energia para celebrar A Semana Nacional de Museus. O evento é gratuito e aberto aos interessados, famílias, adultos e crianças. A roda de pagode busca estreitar laços culturais com o público da região. A iniciativa reforça a proposta de que o Museu da Energia é um espaço aberto à visitação. O Pagode Na Lata é um grupo do nosso território que promovendo redução de danos através das rodas de samba. Não há limite de público. 

Energias do Futuro

 A visita temática Energias do Futuro convida os visitantes a percorrer um mundo de transformações que aconteceram na vida das pessoas nas últimas 15 décadas. Eles vão observar, em diferentes salas do Museu da Energia, as mudanças na geração de eletricidade nos últimos 150 anos e refletir sobre a necessidade de criar novas formas, mais sustentáveis e limpas, de produzir energia. 

A visita mediada apresenta aos visitantes desde os mais antigos e tradicionais sistemas elétricos até as tendências do futuro da geração de energia no mundo.  A equipe do museu vai debater com os participantes da visita temática os benefícios e desafios da energia, apresentar fontes de energia renováveis, alternativas aos combustíveis fósseis e matrizes energéticas. 

A atividade traz informações e conhecimento sobre como a energia foi e continua sendo fundamental para a história da humanidade, com a proposta de estimular o interesse do público. O evento tem capacidade para até 20 pessoas e não exige inscrição prévia. 

Serviço

Programação de Maio no Museu de Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184 – Campos Elíseos, São Paulo 

Oficina Bolha de Sabão

7 de maio, às 10h30

Materiais fornecidos pelo Museu

Área externa – Anexo coberto

Gratuito, para famílias e crianças, sem necessidade de inscrição

Atividade Experimentoteca

14 de maio, às 10h30

Materiais fornecidos pelo Museu 

Área externa – Anexo coberto

Gratuito, para famílias e crianças, sem necessidade de inscrição

Apresentação musical Na Varanda, com grupo Pagode Na Lata

21 de maio, das 14h às 16h 

Evento da Semana Nacional de Museus

Na varanda térrea

Gratuito, para famílias, adultos e crianças

Visita Temática Energias do Futuro

28 de maio, às 10h30 

Salas expositivas 

Gratuito, para famílias, adultos e crianças, sem necessidade de inscrição

Sobre o Museu da Energia de São Paulo (MESP)

O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. 

A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas salas do museu.

O edifício-sede do museu é outra atração. Construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 6)