O BRT e o Metrô terão esquema especial de transporte para os dias do festival Rock in Rio. Veja como chegar ao local do maior evento de música do país.
Como chegar ao Rock in Rio
Para chegar à Cidade do Rock, o público poderá usar as linhas especiais do BRT que sairão do Terminal Jardim Oceânico direto ao festival ou embarcar em qualquer estação ou terminal dos corredores Transoeste, Transolímpica e Transcarioca, que funcionam 24 horas.
Como o Terminal Centro Olímpico atenderá o público do Rock in Rio, a dica é sempre procurar qualquer linha/serviço que passe por lá. É só entrar no site do BRT para saber a lista das linhas e estações do sistema.
Assim como nas edições anteriores, nos dias de festival, a estação Rio 2 ficará fechada entre meia-noite e 5h e a estação Parque Olímpico só estará aberta entre 5h e 11h.
O MetrôRio também montou uma operação especial para atender o público que for ao Rock in Rio. Em todos os dias do festival (27, 28, 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro), a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque.
As demais estações do sistema funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.
Durante toda a operação especial para o festival, será permitido o embarque com o cartão Giro, cartões unitários do MetrôRio, pagamento por aproximação (NFC) e também com os cartões RioCard. O valor da passagem unitária é R$ 4,60. Porém, para acessar a integração com o BRT, o cliente deverá ter em mãos um cartão RioCard carregado com saldo suficiente para a ida e volta, já que os cartões Giro e MetrôRio e o pagamento por aproximação são aceitos apenas no metrô.
O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, para facilitar a entrada no sistema
Transporte Primeira Classe
O transporte primeira classe, feito com ônibus de diversos pontos do Rio, terá 17 trajetos sem parada saindo dos seguintes locais:
- Botafogo Praia Shopping
- Shopping Nova América
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto do Galeão
- Niterói
- Petrópolis
- Ipanema
- Copacabana
- Tijuca
- Rio Design Barra
- Shopping Downtown
- Praia da Barra da Tijuca
- Méier
- Rodoviária Novo Rio
- Recreio dos Bandeirantes
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Centro
O festival deve receber 700 mil pessoas, sendo 420 mil turistas, 60% do público é de fora do Rio. Serão 250 shows com ingressos que estão sendo vendidos em 73 países.
Os estados do Brasil que mais compraram ingressos são RJ, SP e MG. A capital federal também se destaca nas vendas.
Dois mil servidores municipais vão trabalhar por dia no evento, tanto na parte interna quanto externa. Os portões abrirão às 14h e fecharão às 4h.
São 385 metros quadrados de área útil, com seis novos ambientes.
70% de ocupação hoteleira já está garantida para o evento. A área com maior procura é a região do Leme e de Copacabana, com 83% das reservas.