Lula é presidente do brasil pela terceira vez

O pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito neste domingo (30) presidente do Brasil com 60.341.333 votos — o equivalente a 50,90% dos válidos. No dia 1º de janeiro de 2023, ele assume o terceiro mandato não consecutivo à frente do Palácio do Planalto e se torna o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República.

O presidente eleito fez seu primeiro discurso após a eleição em hotel nas proximidades da avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 30.

Na fala, Lula leu um discurso previamente escrito, em que defendeu que seu governo trabalhará para unir o Brasil. O petista disse que governará para todos os brasileiros, “independentemente de qual candidato votou nesta eleição”.

“Vamos trabalhar sem descanso por um Brasil onde o amor prevaleça sobre o ódio, a verdade vença a mentira e a esperança seja maior que o medo”, disse Lula, que afirmou que seu governo vai “encontrar uma maneira” para que o Brasil volte a viver “harmonicamente”.

Em uma eleição apertada, Lula obteve mais de 60 milhões de votos e 50,9% dos votos válidos contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 99,9% das urnas apuradas.

Até a hora do discurso, pouco depois das 21h, o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia se pronunciado sobre o resultado da eleição.

Estiveram presentes no palanque ao lado do presidente eleito nomes como seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), Marina Silva (Rede), ex-ministra do Meio Ambiente e eleita deputada federal, Simone Tebet (MDB), terceira colocada na eleição e que apoiou Lula no segundo turno, e Fernando Haddad (PT), candidato derrotado ao governo de São Paulo. Lula citou todos nominalmente e agradeceu pelo apoio, afirmando que a vitória não foi somente do PT, mas de uma ampla aliança democrática.

Lula mencionou por diversas vezes o combate à pobreza, que disse que será prioridade em seu governo. Lula terá a partir de janeiro seu terceiro mandato como presidente, após já ter governado o país entre 2003 e 2010.

“O Brasil é a minha causa, o povo é a minha causa, e combater a miséria é a razão pela qual vou viver até o fim da minha vida”, disse o presidente eleito no encerramento do discurso.

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula nasceu em Garanhuns (PE) em 27 de outubro de 1945. Aos sete anos, migrou com a família para Santos (SP). Trabalhou em indústrias de metalurgia e foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Liderou greves na região do ABC Paulista durante a ditadura militar e, em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lula foi deputado federal por São Paulo (1987-1991) e disputou a Presidência da República por três vezes (1989, 1994 e 1998) até ser eleito (2002) e reeleito (2006). É considerado o presidente com maior aprovação popular da história do país. Os mandatos do petista foram marcados por crescimento econômico e ascensão social de boa parte da população.

Lula também teve de lidar com acusações de irregularidades e corrupção nas duas primeiras gestões como presidente. Em abril de 2018, foi condenado por corrupção, preso e impedido de concorrer à Presidência da República com base na Lei da Ficha Limpa. Passou 580 dias em uma cela da Polícia Federal no Paraná. Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula, que recuperou os direitos políticos.

Lula foi casado com Maria de Lourdes da Silva e com Marisa Letícia Lula da Silva, tendo ficado viúvo dos dois casamentos. Pai de cinco filhos, atualmente é casado com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja.