Search
Close this search box.
Search

Live commerce ganha espaço na Semana do Consumidor 2022

A Semana do Consumidor é um dos eventos mais importantes para o varejo. Neste ano, ela acontece entre 14 e 20 de março, em celebração ao Dia do Consumidor, comemorado no Brasil no dia 15 do mesmo mês. Tradicionalmente, movimenta um bom volume de vendas, movido por descontos e promoções.
 

De acordo com relatório da Social Miner, a Semana do Consumidor no ano passado movimentou R$ 6,3 bilhões em vendas. E para este ano, a previsão é de novamente um mercado aquecido, com um forte leque de ofertas nas lojas físicas e nos canais digitais.
 

Um dos formatos de venda que ganha relevância nesta data é o live commerce, formato de venda virtual mais humanizada que chegou ao Brasil no meio da pandemia e se tornou um sucesso, ao permitir que os consumidores tenham uma experiência de compra online semelhante à física.

Para Monique Lima, CEO da Mimo Live Sales, empresa que ajudou a consolidar o live commerce na América Latina, as marcas aproveitam esse momento para intensificar a realização de lives e se aproximar do público online. O evento normalmente vem acompanhado de muito conteúdo, interação, provador virtual e pagamento em tempo real na mesma plataforma.
 

“O e-commerce tradicional não permite uma interação instantânea com as marcas, algo que encantou os brasileiros e deu força para a expansão do live commerce, que ganha ainda mais corpo em datas comemorativas, quando as marcas reforçam seus calendários de lives para oferecer mais opções de produtos e se aproximar dos seus clientes”, avalia Monique.
 

Entretenimento e vendas
 

Durante a live, as marcas contam com a presença de um influencer, em sua grande maioria, que faz o papel de host do evento. É ele/ela quem comanda o evento ao vivo, que conta com fornecimento de conteúdo especializado no tema dos produtos, faz um provador ao vivo e ainda oferece um sistema que permite que o consumidor faça o pagamento da sua compra enquanto assiste o restante da live.
 

“O live commerce faz sucesso nessas datas, pois nem todo mundo tem tempo para ir às lojas físicas aproveitar as promoções. E as marcas conseguem turbinar suas promoções e descontos, guiadas pela estratégia da data, e o brasileiro adora comprar mais barato”, enfatiza Monique.
 

Outro ponto alto do live commerce nessas datas é a alta conversão de vendas, se comparado ao e-commerce tradicional. Enquanto no primeiro, a taxa gira em torno de 3%, no live commerce pode atingir 30%.
 

“A experiência mais humanizada faz toda a diferença na hora da compra. Apesar de gostar de descontos, o brasileiro é exigente no atendimento. Ele quer se sentir próximo de suas marcas preferidas e o live commerce possibilita isso”, analisa.
 

Agenda lotada para a Semana
 

Com uma forte gama de clientes que vão desde varejos de beleza a produtos voltados para o agronegócio, a Mimo já está com agenda lotada de lives para a Semana do Consumidor.
 

Estão com evento marcado ao longo da semana marcas como C&A, Dra Cherie, Singer, Khelf, Nk store, Sumirê, entre outras.
 

“As marcas já incluíram o live commerce em sua estratégia de vendas, principalmente nessas datas. É um caminho sem volta, que só deve ganhar novos contornos daqui para frente”, prevê.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.