Guerra dos Streamings: Claro lança pacote com 5 serviços em contra-ataque ao Mercado Livre

A disputa por assinantes de streaming no Brasil ganhou um novo e intenso capítulo. Uma semana após o Mercado Livre lançar o pacote Meli+ Mega, a Claro contra-atacou com o Claro tv+ Streamings. O novo combo, 100% digital e focado apenas em vídeo sob demanda, reúne cinco grandes plataformas: Netflix, Disney+, HBO Max, Apple TV e Amazon Prime Video, por R$ 69,90 mensais.

Além do entretenimento, o plano inclui todos os benefícios de e-commerce do Amazon Prime, como frete grátis. Segundo a operadora, a assinatura gera uma economia de R$ 58,90 (equivalente a 45%) em comparação com a contratação individual dos serviços. Clientes de banda larga da Claro ainda ganham um bônus: a adição do Globoplay ao pacote.

A expansão dos benefícios não se restringe ao pacote digital. Os demais planos da Claro tv+, que já incluem os tradicionais canais de TV paga, também serão contemplados com a inclusão dos serviços de streaming, gerando descontos que podem chegar a 55%, de acordo com a operadora.

A novidade acaba de sair em primeira mão na minha coluna Na Sua Tela, no UOL.

A disputa de mercado evidencia que o objetivo das empresas vai além de séries e filmes. A verdadeira batalha é pela fidelização do cliente dentro de um ecossistema. A estratégia é baseada na conveniência: ao unificar serviços em uma única fatura, as empresas reduzem o churn (cancelamento) dos streamings e garantem maior tempo de atenção do usuário.

Na prática, o entretenimento serve como porta de entrada. O consumidor assina pelos filmes e séries, mas acaba permanecendo por benefícios como frete grátis, música, jogos, TV e, no caso do Mercado Livre, até mesmo pelas facilidades de um banco digital.