Não é de hoje que as autoridades médicas alertam para os cuidados higiênicos e a necessidade de um rigoroso isolamento social, contudo, muitos brasileiros se arriscam por aquela escapadinha para participar de comemorações ou até mesmo passear para “se distrair” e acabam se infectando com o novo coronavírus.
Um caso assim foi registrado em Carrolton, na cidade do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com informações da WFAA TV, uma festa de aniversário surpresa acabou com um saldo de 18 pessoas infectadas. A comemoração ocorreu no dia 30 de maio, e um participante teria sido o responsável pela disseminação do vírus entre os familiares.
O infectado foi ao evento acompanhado de sete pessoas, que por sua vez, também espalharam o vírus na casa aniversariante, e possivelmente em outros locais, por terem contato com outras pessoas.
Grupo de risco
Entre os 18 infectados pelo coronavírus, estão dois idosos na faixa dos 80 anos e duas crianças. Três pessoas precisaram ser internadas, uma delas é Kathy Barbosa, que trata um câncer de mama. O seu irmão, Ron, se recusou ir à festa de aniversário, respeitando corretamente o isolamento social recomendado pelas autoridades, temendo justamente uma contaminação.
Segundo Ron, Kathy conseguiu se recuperar mesmo sendo do grupo de risco.
Números elevados
Os Estados Unidos figuram como o país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus em escala mundial. Até o momento, os norte-americanos já computaram mais de 2,5 milhões de casos de Covid-19, e mais de 127 mil óbitos – os dois índices são os maiores do mundo.