Devo contratar um profissional para criar minha marca?

Você deve saber o quanto é importante manter uma boa aparência durante o trabalho não é? Cabelo arrumado, uma roupa apropriada, postura adequada e assim por diante…

Embora tudo isso pareça assunto de outra área do conhecimento, todas essas questões devem ser aplicadas à identidade visual. A logomarca, por exemplo, é a representação gráfica da empresa, e transmite os valores que o empresário quer passar ao consumidor e mercado.

Daniel Rowles, autor do livro Digital Branding* (anota essa dica de leitura aí), associa a identidade visual das empresas à pensamentos, sentimentos, percepções, imagens, experiências, crenças, atitudes da marca/empresa para com o mercado.

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Algumas logomarcas únicas e conhecidas do mercado | Foto: Reprodução

Portanto não basta rabiscar o nome da sua empresa com uma fonte qualquer, sem cores predefinidas, sem um conceito por trás do visual, pois a sua marca, obrigatoriamente, necessita estar apresentável para o mercado.

Sua marca precisa ser única, transmitir o que sua empresa procura ser, e ter uma estética agradável e conceitual.

* Sempre em meus posts deixo alguns links para livros, podcasts e materiais complementares. A coluna não está sendo remunerada para a indicação.

Porque não devo copiar uma marca existente?

Atendo muitos clientes que insistem em criar sua marca idêntica a de uma amiga ou empresa que segue nas mídias socias. Mesmo explicando que o interessante é usar como referencia, mas fugir da mesmice, muitos clientes não concordam e simplesmente copiam descaradamente a logo dos outros.

É preciso entender que a sua marca precisa ser única, para ser reconhecida pelos cliente e não ser confundida com outras empresas. Aliás, salve nos casos em que a “cópia” seja uma estratégia mercadológica para atrair o público da concorrente.

Como assim?

Já notou que boa parte dos achocolatados em pó tem uma identidade visual muito parecida? Você já viu alguma lata de achocolatado na cor verde? A ideia aqui é transmitir ao consumidor que o produto é tão bom quanto o líder de market share. Neste caso, a líder do mercado investiu numa embalagem com formato diferenciado, e logo em seguida as concorrentes também mudaram o formato:

Veja que embora as cores não sejam as mesmas, a marca Chocolatto tem uma forma de lata que lembra a da Nescau, mais alongada e não reto, como nos modelos antigos. | Foto: Reprodução/Internet

Portanto o ideal é falar com algum profissional de comunicação para desenvolver uma boa marca e identidade visual para sua empresa.

5 dicas para criar uma boa marca

  • Não copie a marca do amigo;
  • Pesquise sobre as cores e crie uma paleta para uso da marca;
  • A tipografia diz muito sobre sua empresa, pense bem antes de escolher;
  • Pesquise sobre as tendências e use o Pinterest para se inspirar;
  • Ao criar a marca anote especificações técnicas como nome e tamanho da fonte usada, características das cores e etc.

Dica de vídeo: Resenha do livro: Digital Branding – Daniel Rowles

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