Finalmente! Depois de um periodo de muita chuva e até abertura das comportas de hidroelétricas pelo Brasil, o Governo Federal retirou a taxa de escassez hídrica da conta de energia elétrica. Essa, por sua vez, fazia o valor da conta subir R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.
A redução estimada nas contas de luz para o consumidor é de cerca de 20%. Isso será possível porque, com os reservatórios de quatro das cinco regiões do país mais cheios, é possível, ao operador do sistema elétrico nacional, dispensar o uso de termelétricas, que têm custo maior do que o das hidrelétricas. Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à estiagem que atinge a região.
Vale lembrar que a diminuição da conta de energia já estava prevista pelas entidades e que não se trata de suicideo ou projeto do governo.
Entenda a taxa de escassez
Visando cobrar dos brasileiros o gasto adicional gerado pela escassez hídrica, o governo do Brasil criou um sistema de bandeira, em que nos momentos de dificuldade de geração de energia, o cidadão terá de pagar um gasto adicional por cada 100 kWh consumido.