Apesar de ser aclamada pelos internautas nas redes sociais, com um especial sobre a luta contra a Covid-19, em uma homenagem aos profissionais da saúde que estão na linha de frente, a série Sob Pressão, da Rede Globo, recebeu criticas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).
Em nota, o órgão afirma que houve um desmerecimento aos outros profissionais. “[A categoria] representa a maior força de trabalho da saúde brasileira — mas não é essa a perspectiva ilustrada pela série”, diz o texto, que chamou ainda a representação de “medicalocêntrica”.
- R$20 leva 4! A Promoção do Burger King no mês da Black Friday
- KFC turbina promoção na Black Friday com 3 sanduíches por R$ 14,90
- Vai no BATEKOO Festival? Se a kiss cam te achar, um beijo pode render prêmios
- O Castelo de São Roque desembarca na CCXP25 com ambiente totalmente imersivo
- Alerta de fofura! Cinemark apresenta colecionáveis oficiais de ‘Zootopia 2’
“Como se sabe, é a equipe de enfermagem que passa 24 horas por dia ao lado dos pacientes, sujeita a uma alta carga viral que infelizmente tem milhares de contaminados como consequência, e que representa a maior força de trabalho da saúde brasileira – mas não é essa a perspectiva ilustrada pela série”, continua.
“O Coren-SP continua realizando seu trabalho de fiscalização do exercício profissional, prezando pela segurança na assistência do profissional à sociedade, mas sem deixar de lutar pela visibilidade necessária para a conquista de lutas como a jornada de trabalho de 30 horas semanais, o piso salarial, a aposentadoria especial, o combate à violência e o favorecimento da saúde mental, pois o real reconhecimento vai além de aplausos”, conclui.