Apesar de ser aclamada pelos internautas nas redes sociais, com um especial sobre a luta contra a Covid-19, em uma homenagem aos profissionais da saúde que estão na linha de frente, a série Sob Pressão, da Rede Globo, recebeu criticas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).
Em nota, o órgão afirma que houve um desmerecimento aos outros profissionais. “[A categoria] representa a maior força de trabalho da saúde brasileira — mas não é essa a perspectiva ilustrada pela série”, diz o texto, que chamou ainda a representação de “medicalocêntrica”.
- TNT e HBO Max transmitem a 31ª edição anual do Critics Choice Awards® ao vivo em 4 de janeiro
- Xuxa anuncia ‘O Último Voo da Nave’, show em SP para celebrar carreira
- Djavan anuncia turnê de 50 anos de carreira; veja datas e cidades
- Bom Jesus dos Perdões (SP) apresenta programação de Natal 2025
- Guns N’ Roses anuncia início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
“Como se sabe, é a equipe de enfermagem que passa 24 horas por dia ao lado dos pacientes, sujeita a uma alta carga viral que infelizmente tem milhares de contaminados como consequência, e que representa a maior força de trabalho da saúde brasileira – mas não é essa a perspectiva ilustrada pela série”, continua.
“O Coren-SP continua realizando seu trabalho de fiscalização do exercício profissional, prezando pela segurança na assistência do profissional à sociedade, mas sem deixar de lutar pela visibilidade necessária para a conquista de lutas como a jornada de trabalho de 30 horas semanais, o piso salarial, a aposentadoria especial, o combate à violência e o favorecimento da saúde mental, pois o real reconhecimento vai além de aplausos”, conclui.