Como escolher uma plataforma de EAD para criar seu curso

Se você tem um grande conhecimento em uma determinada área e se sente preparado para compartilhá-lo com alunos, usar as plataformas de ensino à distância é uma ideia cada vez melhor. O número de matrículas em cursos à distância cresceu 50% durante a pandemia.

É claro que criar um curso de sucesso não é fácil. Você precisa delimitar os temas, preparar aulas ricas em conteúdo, ter boa didática e conseguir usar uma linguagem que agrade a grupos variados de pessoas. Para o ensino à distância, há mais um obstáculo: Escolher a plataforma ideal.

Com o aumento de matrículas, também cresce a quantidade de plataformas disponíveis para hospedar cursos. Mas não são todas que oferecem todos os recursos necessários e a estabilidade desejada pelos professores. Além disso, também existem questões de compatibilidade, ou seja, de sites preparados para aulas de áreas específicas.

Para que você acerte na escolha da plataforma de ensino à distância, preparamos algumas dicas:

1. Segurança é indispensável

Existem várias questões que fazem da segurança a característica mais importante da plataforma EAD. Você fará transações financeiras, recebendo dinheiro de seus alunos, através dela. Você colocará conteúdos exclusivos online que não podem ser vazados. Você preencherá formulários com dados bancários e pessoais.

Primeiro, confira os certificados de segurança da plataforma. Veja se há um cadeado antes da URL e a denominação “https”. Leia atentamente os contratos e formulários de privacidade e, por fim, busque avaliações e converse com outras pessoas que oferecem cursos nela. Tudo isso protege seus dados e sua conta bancária.

2. Veja o suporte a mídias variadas

Uma boa plataforma de ensino à distância deve oferecer total suporte a variadas mídias. Vídeo, texto e imagem são as mais importantes, mas streaming e áudio também possuem as suas funções.

A plataforma de cursos MetaLecture fez recentemente um estudo sobre preferência de mídia para as aulas e concluiu que 71% dos alunos sentem mais facilidade de aprender com conteúdo em vídeo. Por isso, o suporte total para vídeos de variados tamanhos e formatos é ponto chave na escolha de onde hospedar seu curso.

3. Não se esqueça da equipe de suporte

Administrar um curso não é fácil. Além de preparar as aulas, é preciso fazer o upload de todos os conteúdos, gerenciar matrículas, manter comunicação com os alunos, fazer a gestão financeira e muito mais.

Antes de escolher a sua plataforma de EAD, converse com os responsáveis por cada setor. Leia o contrato e saiba quantas pessoas irão te auxiliar na administração do curso. A escolha recomendada é aquela que oferece a melhor equipe de suporte.

4. Veja a concorrência dentro da plataforma

Algumas plataformas de ensino à distância oferecem uma enorme quantidade de cursos. Pode ser que a sua área já esteja saturada, o que faz a decolagem ser mais complicada.Caso você ofereça, por exemplo, um curso preparatório para o ENEM, verifique se não há um grande número na plataforma. Se estiver em dúvida sobre onde hospedar as suas aulas baseado nas dicas anteriores, escolha o lugar com menos concorrência na sua área.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.