Os apaixonados por quadrinhos ganharam mais motivos para comemorar no Dia do Orgulho Geek. Nesta quinta-feira (25), a organização da CCXP23 confirmou a presença de mais cinco quadrinistas para o maior evento de cultura pop do mundo. São eles: o lendário Roy Thomas, os vencedores do prêmio Eisner, Tom King e Mitch Gerads, e os artistas brasileiros Bilquis Evely e Matheus Lopes.
A lenda viva da Marvel
Roy Thomas, o primeiro destaque da lista, hoje com 82 anos e um dos mais célebres nomes das Eras de Bronze e Prata dos quadrinhos, é tido como o último das “lendas vivas da Marvel”. Na Casa das Ideias, Thomas foi o primeiro sucessor e pupilo de Stan Lee como editor-chefe da editora na década de 1970. O autor também é responsável por fases icônicas de grandes personagens, como Conan, Os Vingadores e, claro, os X-Men.
“Ter Roy Thomas no lineup da CCXP23 é um orgulho enorme para nós, que antes de organizadores, somos fãs e crescemos com as histórias do lendário quadrinista, especialmente à frente dos X-Men e do Conan. Ao lado de Neal Adams e Frank Miller, este é um dos nomes mais importantes que já terão pisado no Artists’ Valley, e ele certamente será recebido com muito calor e carinho pelo público mais apaixonado de todos os festivais que ele visitou”, afirma Ivan Costa, Fundador da CCXP e Curador do Artists’ Valley by Bis.
Dias de Marvel, Conan e a importância de Roy Thomas no mercado
Nascido nos Estados Unidos em 22 de novembro de 1940, Roy Thomas sempre foi um apaixonado por quadrinhos, chegando a mandar cartas para as revistas da DC e da Marvel. Em 1965, trabalhou por oito dias na DC Comics, antes de aceitar um emprego na concorrente Marvel.
Thomas assumiu os Vingadores em 1966 e continuou no título até meados dos anos 1970, ganhando destaque principalmente pelo conhecimento de continuidade que tinha do universo e dos personagens. Em 1972, Stan Lee assumiu como diretor da Marvel, e Thomas foi o escolhido para o papel de redator-chefe. Ficou marcado por levar Conan, o Bárbaro aos quadrinhos da Marvel e por popularizar o gênero que ficou conhecido como “Espada & Feitiçaria”.
Thomas teve duas grandes passagens pelos X-Men, a primeira em 1966 ao substituir o próprio Stan Lee, e em 1968, quando ao lado de Neal Adams foi responsável por uma das melhores e mais queridas fases dos mutantes até hoje.
Além de ser co-criador do Wolverine, o autor ajudou a diversificar ainda mais a equipe dos X-Men com personagens de outros países e etnias. Ele ainda ajudou a co-criar personagens como Visão, Morbius, Luke Cage, Capitã Marvel (Carol Danvers), Ultron e Thunderbolts, cujo filme em desenvolvimento encerrará a Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).
Os artistas responsáveis por Supergirl: Mulher do amanhã
Seguindo com os anúncios do dia, mais um artista de grande reconhecimento: vencedor do prêmio Eisner, Tom King também estará presente na CCXP23. King virá acompanhado da artista Bilquis Evely e do colorista Matheus Lopes, brasileiros que trabalharam com ele na concepção da HQ Supergirl: Mulher do Amanhã, que servirá como inspiração para um dos próximos filmes da DC Comics no cinema sob o comando de James Gunn e Peter Safran.
Tom King era um nome muito pedido pelos fãs de quadrinhos que iam até a CCXP e queriam a presença do artista no Artists’ Valley. O autor possui um passado e uma trajetória bem interessante, mas antes mesmo de ingressar no mercado, King atuou como integrante da CIA (Centro de Inteligência Americano), e foi justamente nessa época que iniciou sua carreira como escritor.
Dentre os trabalhos mais conhecidos de King pela DC Comics, estão as histórias do Batman, Senhor Milagre e Crise dos Heróis. A principal assinatura do roteirista é a capacidade de se aprofundar na vida dos personagens que escreve ao explorar temas complexos como traumas, perdas e identidade. Até o momento, o artista acumula quatro prêmios Eisner, conhecido como o Oscar dos quadrinhos.
Bilquis Evely e Matheus Lopes: dois brasileiros nos quadrinhos internacionais
Bilquis Evely nasceu na cidade de Barueri, em São Paulo, e desde pequena demonstrou talento para o desenho. Em 2015, ela foi convidada pela DC Comics para seu primeiro projeto na casa, onde trabalha até hoje, tendo passado por títulos como Mulher Maravilha e O Sonhar, obra que lhe rendeu o prêmio alemão Rudolph Dirks Awards 2018 de Melhor Artista Sul-Americana e a indicação para a categoria Melhor Desenhista no tradicional prêmio Eisner Awards, em 2020.
Matheus Lopes, por sua vez, vem do interior do Espírito Santo, e descobriu a colorização de quadrinhos em fóruns online quando era adolescente. Muito rapidamente se apaixonou pela profissão e logo decidiu seguir carreira.
Lopes estreou no mercado em 2012, e desde então, vem publicando regularmente nas maiores editoras estadunidenses em títulos como Supergirl: Mulher do Amanhã (DC), Step by Bloody Step (Image) e Ka-Zar: Lord of the Savage Land (Marvel).
“Estamos muito felizes em anunciar o nome do Tom, da Bilquis e do Matheus para esta edição da CCXP. Os três são grandes artistas e a cada dia ganham ainda mais notoriedade no mercado internacional. Tom era um dos pedidos nos últimos anos e agora poderemos realizar os sonhos dos nossos fãs mais uma vez”, declara Ivan Costa, Fundador da CCXP e Curador do Artists’ Valley by Bis. Ele complementa: “Será uma oportunidade ímpar poder estar próximo das mentes que inspiraram o próximo filme da Supergirl nos cinemas, e saber que temos brasileiros envolvidos deixa tudo ainda melhor”.
Para encerrar os anúncios do dia do orgulho nerd em grande estilo, mais um vencedor do prêmio Eisner virá para a CCXP23. Trata-se do renomado quadrinista Mitch Gerads. Durante os mais de 15 anos na indústria, Gerads realizou trabalhos para a Marvel e DC, onde junto com Tom King, ilustrou a renomada minissérie Senhor Milagre.
Mitch Gerads
Mitch Gerads nasceu em 18 de setembro de 1981, nos Estados Unidos, e iniciou a carreira na indústria dos quadrinhos em 2008, quando trabalhou em títulos como Johnny Recon, Justiceiro e The Activity. Porém, foi em 2014 que alcançou reconhecimento, com The Sheriff of Babylon, obra em que trabalhou com Tom King para o selo Vertigo. A parceria entre Gerads e King seria repetida em Senhor Milagre, série de 12 edições que em 2019 venceu o Eisner, tido como o Oscar dos quadrinhos, na categoria de Melhor Série Limitada.
Conhecido por imprimir um estilo cinematográfico em sua arte, Gerads também atuou como artista conceitual e ilustrador para a Nike, revista Wired e The New York Times.
A CCXP23 acontece entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro. Além de Roy Thomas, Tom King, Bilquis Evely e Matheus Lopes, o evento já confirmou artistas de peso como John Romita Jr. e Mike Deodato no Artists’ Valley by Bis.
Serviço CCXP
Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.
Local: São Paulo Expo
Horário de funcionamento do evento:
SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h**
Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h
Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h
Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h
Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h