Carnaval de rua deste ano é cancelado no Rio de Janeiro

O carnaval de rua nos moldes tradicionais não acontecerá este ano no Rio em razão da pandemia de Covid-19. O anúncio foi realizado no início da noite desta terça-feira, 04, pelo prefeito Eduardo Paes.

— Acabei de ter uma reunião com o pessoal dos blocos de rua e a gente comunicou a eles que o carnaval de rua nos moldes que eram feitos até 2020 não acontecerá em 2022. Infelizmente, e eu falo como prefeito que gosta do carnaval e como cidadão, isso não será possível — explicou Paes na transmissão ao vivo.

Desfiles mantidos na Sapucaí

Na transmissão, o prefeito reforçou que os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, permanecem confirmados. Segundo ele, isso ocorre porque a festa no Sambódromo permite a exigência de vacinação contra a Covid-19 e o controle de testagem, o que não seria possível nos desfiles dos blocos pelas ruas.

Paes contou ainda que sugeriu a representantes de blocos da cidade, durante reunião ocorrida à tarde, pouco antes da live, que os desfiles de algumas das agremiações mais tradicionais ocorressem em dois ou três locais fechados pré-determinados, como o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Parque Madureira, na Zona Norte. A entrada seria gratuita, mas com a mesma exigência de passaporte vacinal e testagem realizada no Sambódromo, por exemplo. A proposta, contudo, não foi aceita pelos blocos em um primeiro momento.

— Não toparam por conta do vínculo regional com os locais tradicionais dos desfiles, o que a gente compreende. Mas ficaram de pensar em contrapropostas. Só tem que ser uma coisa factível — afirmou o prefeito, deixando em aberto a possibilidade de alguma outra solução a ser acertada com os blocos e a patrocinadora do carnaval de rua.

O encontro de Paes durante a tarde se deu com representantes de nove ligas, do Cordão do Bola Preta e de quatro megablocos que somam cerca de 450 agremiações. Entre os que participaram da reunião estavam representantes da Sebastiana, Liga do Centro, Zé Pereira, Sambarua, Cordão do Bola Preta, Ludmila, Anitta, A Favorita e Monobloco. Na conversa, de acordo com o relato de participantes, Paes disse que com a evolução de casos da variante Ômicron da Covid-19 não haveria condições de realizar a festa.

Segundo Rita Fernandes, presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião (Sebastiana), o prefeito disse que, embora seja contra “blocódromos”, os desfiles poderiam ocorrer no Parque Olímpico “de forma excepcional”.

— O Parque Olímpico não é nosso lugar. Os blocos desfilam em seus bairros e seus territórios — disse Rita, acrescentando que também foi descartada a hipótese de transferir os desfiles para as férias de julho, já que em tentativas isoladas anteriores não houve público para isso.

Ainda segundo Rita, Paes contou, no encontro com o bloco, que os desfiles da Sapucaí terão regras sanitárias rígidas. Uma portaria deve exigida dupla testagem e testes de PCR negativo para todos os frequentadores do Sambódromo. A mesma regra vai valer para bailes de carnaval e outras festas em locais fechados, sejam eles eventos pagos ou gratuitos.

Nova reunião na sexta-feira

Os blocos vão voltar a se encontrar com representantes da prefeitura na sexta-feira. Não está descartado ainda que eles façam eventos menores, fechados, mas longe do que se concebe como carnaval de rua.

— Podem ser bailes, shows, algo semelhante. Mas não carnaval de rua — explicou Rita.

Já o presidente do Bola Preta, Pedro Ernesto, adiantou que pretende fazer eventos na sede do clube, no Centro do Rio, apesar do cancelamento do desfile no sábado de carnaval:

— Serão quatro dias de eventos em fevereiro para a data não passar em branco. O Bola Preta tem 103 anos, surgiu em plena pandemia da gripe espanhola. Desfilamos até durante a Segunda Guerra Mundial — lembrou.

Rodrigo Resende, da Liga do Zé Pereira, disse que ainda vai se reunir com representantes para discutir o cenário e se farão algum evento fechado.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.