Cacau Show compra Grupo Playcenter

A marca de chocolates Cacau Show anunciou nesta terça-feira (20) a compra de todas as marcas e ativos do Grupo Playcenter, pioneiro no setor de parques de diversão no Brasil.

O valor da transação não foi revelado. No ano passado, o Playcenter faturou cerca de R$ 100 milhões com seu parque de diversão Playcenter Family e a rede Playland.

Já faz alguns anos que a Cacau Show, maior rede de franquias do Brasil, passou a explorar negócios além dos chocolates que produz. Em abril de 2022, a empresa inaugurou o Bendito Cacao Resort & Spa, em Campos de Jordão, no estado de São Paulo. O complexo oferece, além de uma experiência hoteleira de excelência, atividades que unem o cerne do negócio ao lazer, como harmonização de vinhos e chocolates, interações com personagens da marca além de degustações gastronômicas.

Em 2024, a Cacau Show pretende inaugurar seu segundo resort, dessa vez em Águas de Lindóia, também em São Paulo. Além disso, em outubro de 2023, a empresa lançou um pequeno parque de diversões no pátio de sua fábrica em Itapevi, com direito a montanha russa, carrossel e boliche, num investimento de R$ 3 milhões.

Seu fundador e CEO, Alexandre Costa, anunciou a aquisição do Grupo Playcenter ao lado de seu fundador e CEO, Marcelo Gutglas. No anúncio, Costa afirmou que parte dos planos envolve a construção de um parque outdoor e temático, com inspiração em referências de parques da The Walt Disney Company e da Universal Studios no mercado internacional.

O sonho de abrir um parque de diversões temáticos já vem sendo comentado há alguns anos pelo fundador da Cacau Show. A empresa já fez tentativas de adquirir outros parques no país, como o Hopi Hari – também cofundado por Marcelo Gutglas – e o Beto Carrero World, mas sem avanços. Ainda, a Câmara Municipal de Itu recebeu um projeto de construção de um parque temático na cidade da Cacau Show, com investimentos de mais de R$ 2 bilhões, que ainda aguarda confirmação.

Com a compra do Grupo Playcenter, que obteve um faturamento de cerca de R$ 100 milhões em 2023, essa intenção parece mais próxima de ser concretizada em um futuro não tão distante. Enquanto isso, as empresas anunciaram que os espaços Playland e Playcenter Family irão contar com ofertas de comidas e bebidas da Cacau Show, além de outros incrementos para criar a conexão entre as duas marcas.

Todas essas movimentações apontam para um investimento na criação de experiências da Cacau Show que, além de gerar valor para a marca e conexão com consumidores, também resulta em um novo modelo de negócio.

História de diversão

O Playcenter – que dá nome ao grupo fundado por Gutglas – foi um parque de diversões na capital paulista que marcou gerações. Fundado em 1973, foi um dos primeiros grandes parques do Brasil, com eventos periódicos que atraíam milhares de visitantes. É o caso da Noite do Terror, momento em que o parque funcionava durante à noite com boa parte de sua iluminação apagada e personagens que perambulavam o espaço assustando os frequentadores.

Depois de uma crise que teve início com um acidente em um dos brinquedos do parque em 1995, Gutglas vendeu parte de suas ações para a gestora GP Investimentos. Foi somente em 2002 que o fundador retomou o controle do negócio. Depois de novos acidentes nos anos seguintes, além de desafios na saúde financeira, o parque foi encerrado em 2012. O Grupo Playcenter continuou com as operações do Playland e Playland Center Family.

A aquisição do grupo pela Cacau Show ainda precisa passar por aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

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