Ator Paulo José morre aos 84 anos de pneumonia no Rio de Janeiro

Ícone do cinema, teatro e TV, o ator Paulo José, morreu nesta quarta-feira (11) no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Ele estava internado há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. O ator veterano também lutava contra o avanço do Mal de Parkinson há mais de duas décadas.

A notícia foi confirmada pela TV Globo, em comunicado à imprensa.

“Um dos maiores nomes da nossa dramaturgia, como ator e diretor, e também dono de uma voz marcante, Paulo José é daqueles artistas de quem o público sempre se sentiu próximo. Nas últimas décadas, entrou em nossas casas por meio de uma infinidade de personagens que ficam, assim como ele, para a história”, diz um dos trechos do comunicado.

O texto ainda destacou a batalha do ator contra o Mal de Parkinson. “Sempre ativo e atuante, mesmo depois de descobrir o Mal de Parkinson, doença que o acompanhou por mais de 20 anos, Paulo José sempre esteve preocupado com a valorização do ofício de ator no Brasil, sendo nome de destaque na luta pela regulamentação da profissão no final dos anos 70.”

Em 60 anos de carreira, o ator atuou em mais de 20 novelas e minisséries e também trabalhou como diretor.

Pelo Twitter, diversas personalidades lamentaram a morte do ator:

Patricia Pillar: “perdemos um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos, o Paulo José. Ser humano generosíssimo e um ator brilhante. Seus personagens podiam ser leves e profundos ao mesmo tempo. Um artista gigante! Fará muita falta pra nós! Fica aqui meu carinho para suas filhas e amigos”.

Pablo Villaça: “Paulo José é um dos maiores atores que nosso Cinema produziu. Sim, ‘é’, no presente, porque a Arte tem o poder de eternizar seus grandes representantes – e ele foi um dos maiores”.

Dadá Coelho: “obrigadadá, Paulo José. Meu grande amor PJ nos deixou. A morte é um instantâneo. Uma hora se está, outra não se está mais. Que sorte a minha fazer a escola da Terra com você, meu amigo. Obrigada por ter nascido, homem gentil. Deus te abençoe por tanta sabedoria e bondade”.

Cynara Menezes: “Paulo José, mais um grande ator que se vai. Se existir céu, hoje tem festa do reencontro dele com Flávio Migliaccio, seu parceiro em Shazan e Xerife (1972). E com a genial Dina Sfat também. Que vá em paz”.

O artista deixa quatros filhos: Ana, Bel e Clara Kutner e Paulo Henrique Caruso.