TV Asa Branca já tem data de estreia do seu primeiro telejornal em Alagoas

A TV Asa Branca, emissora afiliada da TV Globo com sede em Caruaru (PE), já definiu a data de estreia do seu primeiro telejornal local em Alagoas. O telejornal Asa Branca vai ao ar na quarta-feira (1º de outubro). A novidade marca a consolidação da nova fase da emissora no estado, após assumir a transmissão da programação da Globo no último sábado (27).

O telejornal será comandado pelo experiente jornalista Mauro Wedekin, que também assumirá a direção de jornalismo da emissora em território alagoano. Um dos repórteres já confirmados na equipe local é o ex- Pajuçara Lucas Malafaia.

A TV Asa Branca realiza uma pré-seleção jornalística para contratar os profissionais que irão compor a equipe de reportagem, produção e técnica da nova operação.

A emissora pode ser sintonizada nos seguintes canais:

28.1 – Maceió

14.1 – Delmiro Gouveia

15.1 – Arapiraca

Disputa judicial com a TV Gazeta de Alagoas

A chegada da TV Asa Branca a Alagoas é um desdobramento direto de uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF). A Suprema Corte autorizou o encerramento do contrato de afiliação da Globo com a TV Gazeta de Alagoas, emissora ligada ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e a executivos condenados por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

O despacho, assinado pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, foi crucial para a mudança. Segundo o magistrado, a manutenção forçada do contrato anterior com a TV Gazeta “feria a autonomia da Globo” e colocava em risco a integridade do serviço público de radiodifusão. Barroso também pontuou que a obrigação judicial de manter a afiliação criava “grave insegurança jurídica e risco sistêmico ao setor audiovisual”.