
A menos de dois meses para a Oktoberfest Blumenau 2025, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs) divulga dados otimistas sobre a expectativa de ocupação da rede hoteleira. O levantamento aponta que a reserva de leitos já atingiu 70% da capacidade para os fins de semana do evento e 40% para os demais dias da semana. Os números refletem o entusiasmo em torno da edição comemorativa da festa, que promete atrair muitos visitantes.
Tatiana Honczaryk, presidente do Sihorbs, comenta que a 40ª edição deve aumentar a presença do público. “A expectativa da rede hoteleira é alta, pois esta edição da festa será especial. Além de ser uma data marcante, a Oktoberfest terá novidades importantes que devem atrair ainda mais atenção “, afirma Tatiana. Entre destaques, estão o retorno do Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, como espaço da festa, novos carros alegóricos para os desfiles, e o Oktoberfest Summit, um fórum de conteúdo inovador voltado para os mercados de eventos, turismo, branding e inovação.
Hotelaria aposta em experiências
A gerente de vendas do Quality Hotel de Blumenau, Bárbara Peixoto, concorda com o cenário positivo. “Já temos ocupação máxima para dois dos fins de semana da festa. E estamos confiantes para os outros dias, pois a procura está constante”, revela. Um dos desafios do setor é atrair hóspedes durante a semana, especialmente neste ano em que o feriado de 12 de outubro cairá em um sábado.
Para atrair e fidelizar o público, o hotel aposta em ações diferenciadas. O estabelecimento investe em decoração e música temáticas, além de recepcionar os hóspedes na chegada com um chope de boas-vindas. Uma das ações mais aguardadas pelos hóspedes é o chope servido durante o café da manhã. “Os clientes habituais, na hora de fechar a reserva, já perguntam se teremos chope incluído no café”, comenta Bárbara.
Reconhecimento e visita institucional
A convite do Sihorbs, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), deve visitar Blumenau durante a Oktoberfest para conhecer a rede hoteleira e de alimentação da cidade. A intenção é que a federação compreenda melhor quais os principais desafios do setor, especialmente em épocas de alta temporada. Com mais de 40 anos de experiência, Sampaio também atua no Conselho Nacional de Turismo e no Comitê Brasileiro de Normalização em Turismo da ABNT.
Oportunidades no setor gastronômico
O período da Oktoberfest Blumenau também impulsiona significativamente o setor de restaurantes e bares da região, gerando um aumento na contratação de mão de obra. Maico Kasmirski, diretor do Sihorbs e proprietário do Norden Bar & Biergarten, destaca a importância desse movimento. “As contratações para vagas temporárias já estão acontecendo, e os interessados podem procurar os estabelecimentos, pois os treinamentos começam antes do período da festa. É sempre uma oportunidade para pleitear uma vaga fixa em um setor que é um dos que mais contrata no comércio da região”, afirma.
Sobre o Sihorbs
O Sihorbs é uma entidade patronal, “defensora das empresas”. Foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção, representação legal das categorias econômicas e negociação da Convenção Coletiva de Trabalho das empresas referidas no 5º Grupo do art. 577 da CLT: Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. O sindicato tem sede no município de Blumenau, mas sua base territorial se estende aos municípios de Agrolândia, Apiúna, Ascurra, Agronômica, Atalanta, Aurora, Benedito Novo, Braço do Trombudo, Chapadão do Lajeado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Imbuia, Indaial, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Luís Alves, Massaranduba, Mirim Doce, Petrolândia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Rio do Sul, Rodeio, Salete, Taió, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.