Vai começar a oitava edição brasileira do Rock in Rio, a partir desta sexta-feira (27), a Cidade do Rock, localizada no Parque Olímpico da Barra abre as portas para milhares de pessoas e artistas nacionais e internacionais. Se você vai participar do festival de música mais badalado do país precisa se planejar para curtir o evento da melhor maneira.
Para chegar ao local há opções tanto de transporte público quanto privados; aquelas que exigem reserva prévia e outras que podem ser compradas na hora pelo público.
Vale lembrar que o Rock in Rio será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, e 3 e 6 de outubro, com os portões abrindo diariamente às 14h e fechando às 4h da manhã.
Durante os dias de festival, tanto o metrô quanto o BRT vão funcionar sem parar, 24h por dia.
A região de entorno da Cidade do Rock terá diversos bloqueios para carros particulares — só poderão transitar veículos credenciados e de moradores, que têm até as 20h desta sexta-feira (20) para cadastrar os automóveis no site da Prefeitura (http://prefeitura.rio/credenciamentodeveiculos).
Confira as opções de transporte:
Metrô
A estação Jardim Oceânico ficará aberta 24h por dia durante o festival, tanto para embarque quanto para desembarque. Ela faz a integração com o BRT. Já as demais estações do sistema funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.
O MetrôRio informa que haverá reforço de trens para a ida e a volta dos shows.
Será permitido o embarque com o cartão Giro, cartões unitários do MetrôRio, pagamento por aproximação (NFC) e também com os cartões RioCard. O valor da passagem unitária é R$ 4,60.
Porém, para acessar a integração com o BRT, o cliente deverá ter em mãos um cartão RioCard carregado com saldo suficiente para a ida e volta, já que os cartões Giro e MetrôRio e o pagamento por aproximação são aceitos apenas no metrô.
Para transferência entre linhas, é bom ficar atento. As linhas 1 e 4 funcionarão regularmente, de Uruguai até Jardim Oceânico. A Linha 2 terá transferência para a Linha 1 em todas as estações do trecho compartilhado (Botafogo-Central) durante o horário regular dos dias úteis do festival (27/9, 03 e 04/10). Já entre 0h e 5h, após a operação regular, a transferência será feita em Estácio. Já nos sábados e domingos (28, 29/9, 05 e 06/10), a baldeação no Estácio será obrigatória durante toda a operação.
BRT
O BRT também funcionará 24h por dia, com três linhas especiais, além dos serviços regulares nos três corredores do sistema (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica).
Duas linhas diretas sairão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada para o Terminal Centro Olímpico, o mais próximo do festival. Para a volta, além desses dois serviços, os passageiros contarão ainda com uma terceira linha expressa que sairá da Estação Morro do Outeiro em direção ao Terminal Paulo da Portela, em Madureira.
O BRT indica que o desembarque seja feito sempre no Terminal Centro Olímpico, será possível validar o cartão RioCard Mais em troca da pulseira que garante o retorno mais rápido de BRT.
Assim como nas edições anteriores, nos dias de festival, a Estação Rio 2 ficará fechada entre meia-noite e 5h e a Estação Parque Olímpico só estará aberta entre 5h e 11h.
Serviços especiais:
(Ida e volta, das 12h às 5h)
90 (Jardim Oceânico x Rock in Rio/Direto)
92 (Alvorada x Rock in Rio/Direto)
(Somente volta, das 0h às 5h)
93 (Rock in Rio x Madureira, via Curicica/Expresso)
Essa linha sairá da estação Morro do Outeiro, que é interligada ao Terminal Centro Olímpico por passagem subterrânea, e fará paradas nas estações Curicica, Santa Efigênia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho e Terminal Paulo da Portela (Madureira).
Primeira Classe
Depois de atender cerca de 100 mil pessoas na última edição, o serviço de transporte privado oferecido pelo Rock in Rio volta a ser usado em 2019. O preço da viagem de ida e volta custa R$ 100 em ônibus do tipo rodoviário, com ar-condicionado e lugares reservados. A reserva deve ser feita pelo site ” eVoucher “, onde o usuário escolhe um dos 17 pontos de embarque definidos pelo serviço, que saem de diferentes regiões.
Os clientes desembarcam no local mais próximo a entrada do evento, a apenas 300 metros de um portão exclusivo para a Cidade do Rock. Na volta, não é preciso agendar horários: os ônibus começam a sair da Cidade do Rock a partir das 22h e seguem até duas horas após o fim do último show, com entrada por ordem de chegada.
Confira a lista de pontos de embarque:
Botafogo Praia Shopping
Shopping Nova América
Aeroporto Santos Dumont
Aeroporto Galeão
Niterói
Petrópolis
Ipanema
Copacabana
Tijuca
Rio Design Barra
Shopping Downtown na Barra
Praia da Barra da Tijuca
Méier
Rodoviária Novo Rio
Recreio
Lagoa Rodrigo de Freitas
Centro
Carros de aplicativos
Vale lembrar que só poderão transitar fora dos bloqueios definidos pela Prefeitura os carros que estiverem credenciados ou moradores do entorno devidamente cadastrados.
A Uber, porém, é a parceira de mobilidade oficial do Rock in Rio, e terá um espaço exclusivo na região da Cidade do Rock. Aqueles que optarem pela ida de Uber terão que digitar “Parque Olímpico” ou “Parque dos Atletas” como destino em seu aplicativo.
Na volta, o usuário deverá seguir as sinalizações instaladas na Cidade do Rock para o bolsão de carros da Uber. De lá, solicite a viagem no serviço, que mostrará no aplicativo um código com seis dígitos. Com ele em mãos, encontre um motorista disponível e informe o código, para então seguir viagem.
Já o aplicativo Picap, que facilita o transporte com motocicletas, vai oferecer, durante os sete dias de evento, serviços de ida e volta gratuitos.
O transporte vai funcionar a partir da saída do metrô, no Jardim Oceânico. As motos estarão estacionadas no Posto Ipiranga da Av. Armando Lombardi, em frente à saída B da estação, e na unidade próxima à Av. Nuta James. Os veículos estarão à disposição dos usuários das 14h às 4h da madrugada.
Para ter acesso ao benefício, o passageiro precisa baixar o app e solicitar a corrida até a Cidade do Rock. Os locais de embarque contarão com promotores identificados com a camisa da Picap, que darão todo auxílio no uso do aplicativo e vão tirar as dúvidas dos interessados. Na volta, o usuário terá de marcar diretamente com o motociclista, via aplicativo, definindo um ponto de encontro de sua preferência. A gratuidade, neste caso, vale até o Jardim Oceânico.