A cantora Anitta, de 29 anos, recebe alta do hospital em que estava internada, após ser submetida a uma cirurgia de endometriose. O procedimento cirúrgico aconteceu na última segunda-feira (18) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Após a liberação a rainha do pop brasileiro vai descansar em casa e de acordo com a equipe médica, a decisão foi tomada após avaliação do quadro clinico da artista.
“A decisão da equipe médica ocorreu após reavaliação do quadro clínico da paciente, realizada nesta tarde. A cantora recebeu todas as orientações necessárias para a sua recuperação pós-alta hospitalar, e seguirá sendo monitorada pela equipe da unidade”, conclui o comunicado.
Fãs estavam preocupados pois não tinha previsão de alta nas últimas atualizações do boletim médico. Por meio das mídias sociais Anitta revelou ainda o quanto o pós-operatório estava incomodando.
“Que recuperação maldita, viu! Dói, Senhor. Quem aqui já fez essa cirurgia pelo amor de Deus?”, escreveu no Twitter.
A cirurgia de Anitta foi delicada?
De acordo com especialistas, habitualmente as cirurgias de endometriose são delicadas pelo fato de a doença surgir como nódulos endurecidos, provocando aderências e por localizarem-se próximos ao reto, ureteres, vasos e nervos importantes da região pélvica. A cirurgia minimamente invasiva é adequada por permitir melhor visualização dessas estruturas.
O processo cirúrgico consiste em fazer pequenos furos no abdômen do paciente para inserir os instrumentos necessários para retirada do tecido endometrial que normalmente danificam órgãos como ovários, útero bexiga e até o intestino.
Durante a recuperação o paciente toma anti-inflamatórios e analgésicos e a orientação é que pelo menos na primeira semana o paciente repouse podendo apenas fazer pequenas caminhadas dentro de casa. Rua mesmo só a partir da segunda semana e sem muitos exageros.
A artista também deve ter recebido recomendações de manter uma alimentação leve, evitando alimentos que contenham glúten, lactose e derivados.
Veja como identificar a endometriose: