A alagoana Marta, considerada a maior jogadora de futebol feminino de todos os tempos, pode passar a batizar o principal estádio de seu estado natal. Nesta quinta-feira 12, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou no segundo turno de votação a mudança do nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. O local recebeu o nome do craque do futebol brasileiro por ter sido inaugurado poucos meses após a conquista da Copa do Mundo de 1970.
O projeto de lei é de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB). Na próxima semana, será votada uma emenda proposta pelo deputado Silvio Camelo (PV) que prevê que o nome do estádio seja “Rei Pelé e Rainha Marta”.
Depois dessa votação, a proposta será encaminhada ao governador Renan Filho, que pode aprovar ou vetar a alteração. O mandatário ainda não se pronunciou sobre o assunto.
- Paris Filmes marca presença no Palco Thunder da CCXP 25 com Fernanda Montenegro, Bruna Marquezine, Vladimir Brichta, Lázaro Ramos e Claudio Torres
- TNT e HBO Max transmitirão ao vivo a 83ª Edição anual do Golden Globes®
- Natal Radical 2025: evento gratuito no Modelódromo Ibirapuera une esporte e o clima natalino
- Xuxa abre venda de ingressos para “O Último Voo da Nave”, no Allianz Parque, em São Paulo
- TNT e HBO Max transmitem a 31ª edição anual do Critics Choice Awards® ao vivo em 4 de janeiro
Caso o governador vete o projeto, então ele terá que ser novamente apreciado pelos deputados do Estado. Dez anos atrás, em 2008, o então deputado Timoteo Correia tinha apresentado um projeto semelhante. Mas, na ocasião, acabou vetado pelo governador Teotônio Vilela Filho e deixado de lado pela Assembleia Legislativa. O apelo para que Marta passe a dar nome ao local deve-se ao fato da jogadora ser alagoana, nascida na cidade de Dois Riachos.
O Estádio Rei Pelé tem capacidade para pouco mais de 14.000 pessoas e recebe os jogos do CSA e do CRB. O local passou por uma reforma estrutural em 1992.
No próximo dia 25 de outubro o estádio vai completar 49 anos, uma vez que foi inaugurado após a conquista do tricampeonato mundial pela seleção brasileira no México. A ideia partiu do governador Lamenha Filho, que fez questão de ter Pelé no dia de sua inauguração. O Rei do futebol também tem seus pés imortalizados no centro esportivo, em cerimônia realizada em 27 de junho de 2010.