Manchete

Documentário sobre gestão Trump estreia na GloboNews

Os quatro anos em que Donald Trump esteve à frente da presidência dos Estados Unidos interferiram não só na realidade dos norte-americanos, mas de todo o mundo. Pensando nisso, os jornalistas Rodrigo Cebrian, Michel Coeli e André Fran, do programa “Que mundo é esse?’’, da GloboNews, prepararam um documentário avaliando como a administração do republicano impactou o mundo, terminando com os registros da posse de seu sucessor, Joe Biden. O “América Unida?’’ vai ao ar amanhã, às 23h, no canal de notícias.

— Todos os países que visitamos tinham alguma questão ligada à política externa dele. Primeiramente, fizemos o México, por conta do muro. Depois, seguimos com Rússia, Coréia do Norte, Irã, Arábia Saudita… Brincamos que ele virou parte da nossa equipe de roteiro — recorda Michel Coeli.

Tantas viagens rendem sempre boas histórias para o trio nos bastidores. E o fato de eles serem brasileiros contribui mais para isso. Um dos alvos de Trump, o Irã recebeu os jornalistas com hostilidade, mas que acabou em brincadeira.

— Eu estava filmando com o drone e veio um policial já botando a mão no controle-remoto. Ele levou a gente para uma sala. Pensei que poderia ser preso, mas que não ia perder aquele material, que tinha ficado muito bonito. Escondi o cartão de memória na boca, sem ele ver. Mas quando viram que éramos brasileiros, ficaram se jogando no chão e dizendo que eram o Neymar, brincando que ele cai muito no campo — recorda Michel, que ainda enfrentou a humilhação de ser zoado por causa de nosso vexame na Copa do Mundo: — Eles ficaram lembrando do 7 a 1. É curioso ver como nosso futebol já foi visto lá fora e o que eles lembram agora.

Já no Iraque, as risadas foram dadas mesmo pelos jornalistas.

— Estávamos em um táxi e o taxista perguntou que língua a gente estava falando. Quando ele soube que a gente era do Rio, ele levou um susto e disse: “Nossa, muito perigoso lá” — lembra Michel, se divertindo com a situação: — Nesse local que a gente estava de fato era seguro, mas tinha uma cidade destruída pela guerra a 40 quilômetros dali.

Para cobrir a posse de Joe Biden, Michel e Rodrigo precisaram fazer uma quarentena de 14 dias na Colômbia, já que os Estados Unidos não estão aceitando pessoas vindas diretamente do Brasil, por conta da pandemia. A condição é cumprir este período em outro país. Foi justamente neste momento que acabou ocorrendo a invasão do Capitólio, o congresso estadunidense, por parte dos apoiadores de Trump.

— Foi angustiante. Fiquei imaginando o que eu estava fazendo ali naquele hotel. Pensava que eu deveria estar lá, documentando tudo aquilo — recorda Michel Coeli.

Já com o democrata no poder, ele avalia que os próximos anos serão mais calmos para a equipe.

— O discurso do Biden é muito de reconciliação. Esse nome do documentário, “América Unida?”, com a interrogação, é questionando essas falas dele. Acho que ele vai jogar menos para os extremos — conclui.

Compartilha, bestie! 👇

👀 Leia Também