Certamente você deve ter visto na TV orientações de higienização de objetos do dia-a-dia com o uso de álcool em gel para o combate ao novo coronavírus, contudo o aparelho celular, então, considerado inseparável por boa parte dos brasileiros, pode ter a tela prejudicada devido o uso do produto.
Para ajudar a conter os riscos, a Yesfurbe, plataforma de compra e venda de smartphones refabricados, compartilhou informações sobre a melhor maneira de desinfetar o objeto sem diminuir sua vida útil.
1. Realize a limpeza com o aparelho desligado
A orientação mais importante também está relacionada à sua segurança. De acordo com especialistas da empresa, a umidade dos produtos usados para a limpeza pode se infiltrar no celular e percorrer circuitos eletrônicos causando grandes danos, que podem ser irreversíveis.
2. Use álcool isopropílico 70% e não o álcool em gel
O álcool isopropílico com concentração de 70% tem maior efeito bactericida. Não é recomendável submergir ou jogar diretamente o produto no aparelho. O ideal é aplicar com um pano apropriado. Além disso, o álcool gel – embora seja eficaz contra o vírus – pode danificar a tela ou lentes da câmera do celular, exigindo muito mais cuidado em sua aplicação.
3. Use somente panos cujo tecido nao solte fios
Microfibra é o material mais recomendado para evitar acúmulo de fiapos nos plugs ou na tela do celular.
4. Higienize as capinhas
Além do aparelho, é importante nunca esquecer dos objetos que fazem o mesmo percurso que ele pelas suas mãos e rosto. Se as capinhas forem de plástico, silicone ou material semelhante, basta lavar com água e sabão e deixar secar. Outros materiais que nãos sejam os citados acima, como couro, por exemplo, devem ser limpos com produtos específicos.
5. Repita os passos diariamente
Os especialistas ainda alerta que a higiene deve ser refeita diariamente e, apesar de o indicado ser não entregar o celular na mão de outra pessoa, caso isso ocorra, o procedimento deve ser imediatamente repetido.