5G no Brasil poderá superar 2 Gb/s de velocidade segundo a Claro

A quinta geração (5G), tecnologia que promete uma conexão cerca de dez vezes mais veloz do que o 4G, começa a chegar ao Brasil, e a Claro prevê que sua rede poderá alcançar a casa dos 2 gigabits por segundo em algumas regiões. A velocidade vai depender do espectro do próximo leilão da Anatel, que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2021, além da agregação de frequências já utilizadas pela tecnologia 4G.

A expectativa foi divulgada pelo diretor de evolução tecnológica da Claro, Luiz Bourdot, em um evento virtual sobre telecomunicações. De acordo com o Telesíntese, as velocidades na casa dos 2 Gb/s estariam limitadas a alguns locais e não há estimativa de quando o consumidor final conseguiria navegar com toda essa banda.

Para atingir 2 Gb/s, a Claro precisaria trabalhar com a agregação de diferentes frequências na quinta geração, como ocorre no atual 4,5G (LTE Advanced Pro). Para isso, a companhia somaria os espectros:

  • 20 MHz de capacidade na frequência de 2,6 GHz, usando 4G e 5G DSS;
  • 20 MHz de capacidade na frequência de 2,1 GHz, usando 4G;
  • 15 MHz de capacidade na frequência de 1,8 GHz, usando 4G;
  • 10 MHz de capacidade na frequência de 700 MHz, usando 4G;
  • pelo menos 100 MHz de capacidade em frequências de 2,3 GHz, 3,5 GHz, 26 GHz e espectro não-licenciado de 6 GHz, usando 5G standalone.

Em testes de laboratório, a Claro já atingiu 1,16 Gb/s no 5G usando a frequência de 3,5 GHz com 100 MHz de espectro, sem agregação de portadoras.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.